Aula sobre Superlativo
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O superlativo é uma das formas mais comuns de comparação em inglês, sendo utilizada para falar sobre algo ou alguém que é o melhor ou pior em sua categoria. Muitas vezes, o superlativo é encontrado em conversas cotidianas, como quando falamos sobre o jogador de futebol mais habilidoso ou o filme mais interessante que assistimos recentemente. Nesta prática, vamos explorar a utilização do superlativo em diferentes contextos, aprofundando o conhecimento dos alunos sobre comparações em inglês. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, os alunos irão criar mapas conceituais para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Aquecimento
Professor, inicie perguntando aos alunos sobre seus interesses e hobbies. Em seguida, apresente uma lista de adjetivos no superlativo e peça que os alunos usem esses adjetivos para falar sobre suas atividades favoritas. Por exemplo: "I love volleyball because it is the most fun sport I have ever played."Etapa 2 - Introdução ao Superlativo
Introduza o conceito do superlativo e compartilhe alguns exemplos com os alunos. Em seguida, peça aos alunos que trabalhem em pares para criarem um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central do mapa será "Superlativo" e os alunos devem criar 8 sub-ideias que expliquem o conceito e exemplifiquem o uso do superlativo. Cada sub-ideia deve ter pelo menos dois níveis de profundidade. Circule pela sala para ajudar os alunos e fornecer feedback.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se juntam em grupos maiores e compartilham seus mapas conceituais, discutindo os diferentes exemplos e conceitos apresentados. Incentive a comunicação em inglês durante a discussão.Etapa 4 - Aplicação do Superlativo
Apresente um texto curto contendo algumas informações sobre as 10 cidades mais visitadas do mundo. Os alunos leem o texto e, em seguida, trabalham novamente em pares para criar frases utilizando o superlativo para descrever cada cidade. Por exemplo: "Paris is the most romantic city in the world."Etapa 5 - Produção de Texto
Os alunos trabalham individualmente para criar um pequeno texto utilizando o superlativo para descrever uma cidade ou país de sua escolha. Forneça modelos para orientar a escrita dos alunos.Etapa 6 - Leitura Compartilhada
Os alunos trocam seus textos com um colega e leem um do outro. Em seguida, os alunos compartilham suas frases com a turma inteira.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade incentivando os alunos a continuarem praticando o uso do superlativo em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o superlativo para comparar qualidades e quantidades em inglês.
- Estimular a comunicação oral e escrita em inglês por meio de atividades dinâmicas e interativas.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual completo e bem estruturado sobre o tema.
- Habilidade dos alunos em aplicar o superlativo corretamente em atividades escritas e orais.
- Participação ativa e colaboração dos alunos durante as atividades em sala de aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e fornecer feedback de forma individualizada.
- Utilizar modelos e exemplos para orientar a produção textual dos alunos.
- Estimular a participação ativa e a comunicação em inglês durante as atividades em sala de aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em pares para criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente das atividades em grupo e colaborar com os colegas.
- Produzir um pequeno texto utilizando o superlativo de forma correta e clara.