Aula sobre Superlativo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O objetivo desta prática é aprender formas superlativas de adjetivos em inglês, a fim de que os alunos possam comparar qualidades e quantidades. O Superlativo é um assunto bastante comum no inglês cotidiano, portanto, é importante que os alunos aprendam essa forma para poder se comunicar de forma efetiva em diversas situações. Durante a dinâmica, os alunos serão introduzidos ao Design Thinking, uma metodologia ativa que os incentiva a pensar criativamente, trabalhar em grupo e solucionar problemas de forma colaborativa. Eles criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades de um personagem fictício, aplicando o tema do superlativo em sua criação.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema \

    Professor, introduza o conceito de superlativos e dê alguns exemplos para que os alunos possam entender melhor o que é e como funciona.

  2. Etapa 2 - Design Thinking

    Explique a metodologia Design Thinking aos alunos e como eles irão utilizá-la durante a aula para criar um mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo crie um mapa de empatia para um personagem fictício. Eles devem completar os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", utilizando adjetivos nas frases.

  4. Etapa 4 - Identificação de superlativos

    Peça aos alunos para identificar os adjetivos associados personagens em seus mapas de empatia e incentive-os a identificar possíveis superlativos para caracterizar os personagens.

  5. Etapa 5 - Atividade escrita

    Os grupos devem escrever uma frase ou um pequeno parágrafo sobre o personagem do seu mapa de empatia, usando superlativos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos apresentam suas frases ou parágrafos para a turma e esclarecem quaisquer dúvidas sobre o uso de superlativos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua a prática recapitulando as principais informações e incentivando os alunos a continuar praticando o uso correto de superlativos em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de usar formas superlativas de adjetivos em inglês.
  • Incentivar o pensamento criativo e a colaboração em grupo, por meio do Design Thinking.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos de analisar e compreender as necessidades e desejos de personagens fictícios.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de compreender e aplicar corretamente o uso de superlativos em inglês, tanto oralmente quanto por escrito.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula e nas atividades em grupo.
  • Habilidade dos alunos em aplicar o Design Thinking e criar um mapa de empatia útil e bem-sucedido.

Ações do professor

  • Explicar clara e concisamente o conceito de superlativos e como usá-los em inglês.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Fornecer feedback relevante e construtivo aos alunos, a fim de que eles possam melhorar e aplicar seus conhecimentos em futuras situações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as atividades da aula.
  • Contribuir de forma significativa para o mapa de empatia do grupo.
  • Demonstrar habilidade em aplicar corretamente formas superlativas de adjetivos em inglês.