Aula sobre Superlativo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O superlativo é uma forma de adjetivo que descreve algo ou alguém como o mais alto, o mais rápido, o mais bonito ou o mais inteligente, por exemplo. É bastante comum no vocabulário cotidiano da língua inglesa e é importante que os alunos aprendam a utilizá-lo corretamente na comunicação em inglês. Nesta prática, os alunos vão aprender a utilizar os superlativos de forma lúdica e interativa por meio do método de Gamificação, criando um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie apresentando o que é o superlativo e sua importância na língua inglesa. Em seguida, explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Divida os alunos em grupos de no máximo cinco pessoas e entregue o material necessário para criar o jogo de tabuleiro. Eles irão criar o tabuleiro com 51 casas e definirão as regras para o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação de perguntas e ações

    Cada grupo terá que criar dez perguntas e dez ações relacionadas ao tema superlativo. As perguntas podem ser sobre a formação do superlativo, exemplos de frases com o superlativo ou perguntas que exijam o uso do superlativo em uma frase.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo de tabuleiro dos outros grupos dando sugestões e melhorias para tornar o jogo mais desafiador e divertido.

  5. Etapa 5 - Jogo em sala

    Os grupos irão jogar entre si o jogo criado por eles próprios, colocando em prática o uso do superlativo, aumentando seu vocabulário e desenvolvendo habilidades sociais.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Ao final do jogo, o professor promova uma discussão sobre a atividade, destacando pontos positivos e negativos da criação e execução do jogo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Por fim, reforce os conceitos aprendidos durante a dinâmica e incentive os alunos a praticar e aplicar o superlativo em seus estudos e rotina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação e socialização dos alunos na língua inglesa.
  • Enriquecer o vocabulário em inglês dos alunos através do reconhecimento e uso correto do superlativo.
  • Promover a autonomia e criatividade dos alunos, a partir da criação de um jogo de tabuleiro com perguntas e ações.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do superlativo nas perguntas e respostas
  • Participação ativa e efetiva na criação do jogo, perguntas e ações
  • Trabalho em equipe durante a construção e execução do jogo

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na criação do jogo e solucionar dúvidas
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos e promover a reflexão sobre o processo

Ações do aluno

  • Aprender e utilizar o superlativo em perguntas e respostas
  • Criar e construir um jogo de tabuleiro com regras e perguntas relevantes ao tema
  • Participar ativamente em grupo, oferecendo sugestões e melhorias para os jogos dos colegas.