Aula sobre Superlativo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os alunos poderão encontrar o superlativo no cotidiano ao lerem notícias, revistas, livros e assistirem a filmes e programas de televisão em inglês. Exemplos de superlativos que podem ser encontrados são: "the biggest", "the smallest", "the fastest", "the slowest", "the most interesting" e "the less boring". A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada nesta atividade, pois permite que os alunos aprendam de forma prática e independente.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a prática contextualizando o tema dos superlativos e explique como eles são usados na língua inglesa. Em seguida, divida a turma em três grupos para a rotação por estações.Etapa 2 - Estações
Estação 1 - Leitura e compreensãoNa estação 1, os alunos lerão um texto em inglês sobre as maiores montanhas do mundo e responderão a perguntas relacionadas aos superlativos encontrados no texto. Eles também poderão discutir o texto em grupo e compartilhar suas respostas.
Estação 2 - Jogos e atividades
Na estação 2, os alunos participarão de jogos e atividades que os ajudarão a praticar e consolidar seus conhecimentos sobre superlativos, como um jogo de memória com superlativos, "corrida" de preencher frases em superlativo e um jogo de adivinhação em que um aluno escolhe um objeto e os outros devem adivinhar o superlativo correto.
Estação 3 - Produção Escrita
Na estação 3, os alunos produzirão frases e orações em superlativo, utilizando a estrutura correta. Forneça feedback individualizado sobre a produção escrita dos alunos.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após os alunos passarem por todas as estações, proponha uma discussão com a turma sobre as experiências nas estações, pedindo aos alunos para compartilharem o que aprenderam, descobriram e criaram em cada atividade.Etapa 4 - Encerramento
Encerre a dinâmica resumindo e reforçando os principais pontos e conceitos aprendidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em inglês
- Desenvolver a capacidade de usar formas superlativas de adjetivos corretamente
- Promover a autonomia e independência dos alunos no processo de aprendizagem
- Proporcionar uma aprendizagem significativa e prática dos conteúdos
- Permitir que os alunos aprendam de forma colaborativa e interativa
Critérios de avaliação
- Uso correto da forma superlativas de adjetivos
- Participação ativa nas atividades e discussões em grupo
- Produção escrita e oral clara e coerente
- Compreensão do texto em inglês e das atividades propostas
- Cumprimento dos objetivos propostos para cada estação
Ações do professor
- Contextualizar e introduzir o tema de superlativos
- Dividir a turma em grupos e orientar a rotação por estações
- Fornecer feedback individualizado sobre a produção escrita dos alunos
- Monitorar o andamento das atividades e esclarecer dúvidas
- Estimular e promover a participação ativa dos alunos nas atividades e discussões em grupo
Ações do aluno
- Ler e compreender textos em inglês
- Participar ativamente das atividades e discussões em grupo
- Produzir frases e orações em superlativo
- Jogar e interagir com os colegas nas atividades propostas
- Compartilhar experiências e aprendizados com o grupo