Aula sobre Superlativo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os superlativos são formas de adjetivos usadas para comparar qualidades e quantidades em um grupo, indicando o maior ou menor grau de uma característica. Essa é uma habilidade importante para quem deseja se comunicar em inglês, pois é uma forma comum de expressar preferências, características e opiniões. Portanto, esta prática ajudará os alunos a aperfeiçoarem suas habilidades de comunicação em inglês.

Os alunos poderão encontrar o superlativo no cotidiano ao lerem notícias, revistas, livros e assistirem a filmes e programas de televisão em inglês. Exemplos de superlativos que podem ser encontrados são: "the biggest", "the smallest", "the fastest", "the slowest", "the most interesting" e "the less boring". A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada nesta atividade, pois permite que os alunos aprendam de forma prática e independente.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a prática contextualizando o tema dos superlativos e explique como eles são usados na língua inglesa. Em seguida, divida a turma em três grupos para a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1 - Leitura e compreensão

    Na estação 1, os alunos lerão um texto em inglês sobre as maiores montanhas do mundo e responderão a perguntas relacionadas aos superlativos encontrados no texto. Eles também poderão discutir o texto em grupo e compartilhar suas respostas.

    Estação 2 - Jogos e atividades

    Na estação 2, os alunos participarão de jogos e atividades que os ajudarão a praticar e consolidar seus conhecimentos sobre superlativos, como um jogo de memória com superlativos, "corrida" de preencher frases em superlativo e um jogo de adivinhação em que um aluno escolhe um objeto e os outros devem adivinhar o superlativo correto.

    Estação 3 - Produção Escrita

    Na estação 3, os alunos produzirão frases e orações em superlativo, utilizando a estrutura correta. Forneça feedback individualizado sobre a produção escrita dos alunos.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após os alunos passarem por todas as estações, proponha uma discussão com a turma sobre as experiências nas estações, pedindo aos alunos para compartilharem o que aprenderam, descobriram e criaram em cada atividade.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre a dinâmica resumindo e reforçando os principais pontos e conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês
  • Desenvolver a capacidade de usar formas superlativas de adjetivos corretamente
  • Promover a autonomia e independência dos alunos no processo de aprendizagem
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e prática dos conteúdos
  • Permitir que os alunos aprendam de forma colaborativa e interativa

Critérios de avaliação

  • Uso correto da forma superlativas de adjetivos
  • Participação ativa nas atividades e discussões em grupo
  • Produção escrita e oral clara e coerente
  • Compreensão do texto em inglês e das atividades propostas
  • Cumprimento dos objetivos propostos para cada estação

Ações do professor

  • Contextualizar e introduzir o tema de superlativos
  • Dividir a turma em grupos e orientar a rotação por estações
  • Fornecer feedback individualizado sobre a produção escrita dos alunos
  • Monitorar o andamento das atividades e esclarecer dúvidas
  • Estimular e promover a participação ativa dos alunos nas atividades e discussões em grupo

Ações do aluno

  • Ler e compreender textos em inglês
  • Participar ativamente das atividades e discussões em grupo
  • Produzir frases e orações em superlativo
  • Jogar e interagir com os colegas nas atividades propostas
  • Compartilhar experiências e aprendizados com o grupo