Aula sobre Superlativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O superlativo é uma das formas de comparação mais utilizadas em língua inglesa. Ele é aplicado para comparar uma qualidade ou quantidade em relação a um grupo de coisas, ou pessoas. Por exemplo, podemos dizer que "o Everest é a montanha mais alta do mundo" ou que "a pizza do restaurante X é a mais deliciosa da cidade". Nesta prática, vamos aprender a utilizar o superlativo em diferentes contextos e de forma correta. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver as ideias centrais do tema e seus subtópicos. Ao final, os alunos deverão ser capazes de aplicar o superlativo em seus próprios textos ou conversas.

  1. Etapa 1 - Atividade pré-aula

    Professor, prepare e disponibilize um vídeo para os alunos sobre o tema “Superlativo”. Para aqueles sem acesso à internet, disponibilize material impresso sobre o assunto. Peça para realizarem uma atividade prévia sobre o superlativo, a fim de já terem contato com esse conteúdo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, introduza o conceito de superlativo e explique a diferença entre os superlativos regulares e irregulares. Utilize exemplos práticos, demonstrando como o superlativo é construído.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 participantes e peça para criarem um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como criar um mapa conceitual e dê exemplos de como construir um conforme o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e o você poderá corrigir possíveis erros e tirar dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Em grupos, novamente, solicite aos alunos que criem frases utilizando o superlativo de forma correta e apresentem para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão e conclusão da aula

    Ao final, conduza uma reflexão com os alunos sobre o aprendizado e resuma os principais pontos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as formas superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da criação de mapas conceituais e da atividade em grupo.
  • Auxiliar os alunos a aplicar o superlativo em situações reais de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um mapa conceitual completo e coerente sobre o tema.
  • Demonstrar domínio na construção de frases utilizando o superlativo.
  • Participação ativa e colaborativa durante a atividade em grupo.
  • Habilidade em aplicar o superlativo em situações reais de comunicação.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar materiais pré-aula para os alunos.
  • Introduzir o tema e conceitos de forma clara e objetiva.
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação dos mapas conceituais e corrigir possíveis erros.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos durante as atividades.
  • Conduzir a reflexão final sobre o aprendizado e resumir os principais pontos abordados durante a aula.

Ações do aluno

  • Acessar e realizar a atividade pré-aula.
  • Participar ativamente na criação dos mapas conceituais e apresentar para a turma.
  • Trabalhar em grupo para criar frases utilizando o superlativo e apresentar para a turma.
  • Tirar dúvidas com o professor e colegas quando necessário.
  • Refletir sobre o aprendizado e participar da conclusão da aula.