Aula sobre Surgimento Das Primeiras Cidades E Suas Caracteristicas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta atividade, vamos abordar o surgimento das primeiras cidades e suas características. Vamos entender como a interação humana com a natureza mudou a partir do surgimento das cidades. Para isso, os alunos vão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Essa atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema e explique como a atividade será conduzida. Será apresentado um vídeo sobre o surgimento das primeiras cidades.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre as características das primeiras cidades e como elas surgiram. Cada grupo deve registrar suas ideias em um papel.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará suas ideias para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares
Os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 6 - Aplicação do modelo
Cada grupo avaliará outro grupo segundo o modelo criado. Acompanhe a atividade e faça observações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce os pontos mais importantes sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como a atividade será conduzida.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Acompanhar a atividade de avaliação por pares e fazer observações.
- Fazer perguntas para estimular a discussão.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar os pontos mais importantes sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre as características das primeiras cidades e como elas surgiram.
- Criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
- Avaliar outro grupo segundo o modelo criado.