Aula sobre Surgimento Das Primeiras Cidades E Suas Caracteristicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, vamos abordar o surgimento das primeiras cidades e suas características. Vamos entender como a interação humana com a natureza mudou a partir do surgimento das cidades. Para isso, os alunos vão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Essa atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e explique como a atividade será conduzida. Será apresentado um vídeo sobre o surgimento das primeiras cidades.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre as características das primeiras cidades e como elas surgiram. Cada grupo deve registrar suas ideias em um papel.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas ideias para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão.

  6. Etapa 6 - Aplicação do modelo

    Cada grupo avaliará outro grupo segundo o modelo criado. Acompanhe a atividade e faça observações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce os pontos mais importantes sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a atividade será conduzida.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Acompanhar a atividade de avaliação por pares e fazer observações.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar os pontos mais importantes sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre as características das primeiras cidades e como elas surgiram.
  • Criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
  • Avaliar outro grupo segundo o modelo criado.