Aula sobre Surgimento Das Primeiras Cidades E Suas Caracteristicas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características. As cidades são importantes porque são lugares onde as pessoas se reúnem para viver, trabalhar e se divertir. Vamos entender como as cidades surgiram e como elas mudaram ao longo do tempo. Para isso, os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de: "Problema", "Geração de Alternativas" e "Solução". Isso ajudará os alunos a desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o objetivo da atividade. Os alunos irão discutir em grupo o que eles já sabem sobre o surgimento das cidades e compartilhar com a turma.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar em livros, revistas e na internet sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características. Eles irão preencher o campo de "Problema" do diário de bordo, identificando as principais questões relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão discutir em grupo possíveis soluções para as questões identificadas na etapa anterior. Eles irão preencher o campo de "Geração de Alternativas" do diário de bordo, listando as principais ideias que surgiram.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos irão escolher uma das alternativas geradas na etapa anterior e elaborar uma solução para o problema identificado. Eles irão preencher o campo de "Solução" do diário de bordo, descrevendo a solução escolhida e como ela pode ser aplicada na realidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas soluções para a turma e discutir as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade.
  • Promover a pesquisa e o uso de diferentes fontes de informação.
  • Desenvolver a habilidade de identificar problemas e buscar soluções.
  • Estimular a reflexão sobre o tema e sua aplicação na realidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas no diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções para a turma.
  • Capacidade de reflexão sobre o tema e sua aplicação na realidade.
  • Trabalho em equipe e cooperação com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e fornecer feedbacks.
  • Encerrar a atividade, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Contribuir com ideias e soluções para os problemas identificados.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva para a turma.
  • Refletir sobre o tema e sua aplicação na realidade.