Aula sobre Surgimento Das Primeiras Cidades E Suas Caracteristicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características. Para isso, será incentivada a criatividade e a resolução de problemas nos alunos. Para começar, contextualize o tema explicando como as cidades surgiram e como elas são importantes para a organização da sociedade. Apresente exemplos práticos, como a cidade em que vivemos, para que os alunos possam relacionar o conteúdo com o seu cotidiano.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a metodologia utilizada na atividade. Faça uma dinâmica para que os alunos se sintam mais confortáveis em trabalhar em grupo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo irá escolher uma cidade para trabalhar e preencher o mapa de empatia com as características da cidade escolhida.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as características da cidade escolhida e compartilhar com a turma as informações levantadas no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar o resultado da sua pesquisa para a turma, explicando as características da cidade escolhida e como elas se relacionam com o surgimento das primeiras cidades.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Após as apresentações, a turma irá debater sobre as semelhanças e diferenças entre as cidades apresentadas e como elas se relacionam com o conteúdo estudado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Contribuição do aluno no debate em grupo.
  • Capacidade de relacionar as características das cidades apresentadas com o conteúdo estudado.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Fazer perguntas para ajudar os alunos a refletirem sobre o tema.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Concluir reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma cooperativa.
  • Criar um mapa de empatia com as características da cidade escolhida.
  • Apresentar os resultados da pesquisa para a turma.
  • Participar do debate em grupo.
  • Relacionar as características das cidades apresentadas com o conteúdo estudado.