Aula sobre Surgimento Das Primeiras Cidades E Suas Caracteristicas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O surgimento das primeiras cidades é um tema importante para a compreensão da história da humanidade e das mudanças na interação humana com a natureza. As cidades são centros de poder, cultura e desenvolvimento econômico, e entender como elas surgiram e quais são suas características pode ajudar os alunos a compreenderem melhor o mundo em que vivem. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade fazendo uma roda de conversa com os alunos, perguntando o que eles sabem sobre cidades e como elas surgiram. Em seguida, apresente um vídeo ou uma apresentação em slides sobre o tema, destacando as principais características das primeiras cidades e como elas se desenvolveram ao longo do tempo.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, e entregue a cada grupo um texto sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características. Os alunos devem ler o texto e discutir em grupo, destacando as informações mais importantes e fazendo anotações no modelo de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Debate em sala de aula

    Promova um debate em sala, usando as anotações dos alunos como base. O objetivo é discutir as principais características das primeiras cidades e como elas influenciaram o desenvolvimento da humanidade.

  4. Etapa 4 - Atividade prática em grupo

    Proponha uma atividade prática em grupo, na qual os alunos devem criar maquetes de uma cidade antiga, usando materiais simples como papelão, cola e tinta guache. Os alunos devem pensar nas principais características da cidade, como a localização, o tipo de construção, a presença de muralhas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação das maquetes

    Os grupos devem apresentar suas maquetes para a turma, explicando as principais características da cidade que criaram e como elas se relacionam com o tema da atividade.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out do modelo de registro de aprendizagem, destacando o que aprenderam na atividade e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância das cidades na história da humanidade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar e organizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das maquetes criadas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das maquetes.
  • Organização e clareza no preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.
  • Capacidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação das maquetes.
  • Promover o debate em sala.
  • Acompanhar o preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.
  • Fornecer feedbacks para os alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir em grupo o texto sobre o surgimento das primeiras cidades e suas características.
  • Criar maquetes de uma cidade antiga em grupo.
  • Apresentar as maquetes para a turma.
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente do debate em sala.