Aula sobre Surgimento Das Primeiras Cidades E Suas Caracteristicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O surgimento das primeiras cidades é um tema fundamental para entendermos a evolução da sociedade humana. A partir do momento em que os seres humanos começaram a se organizar em grupos, surgiram as primeiras cidades, que se destacavam pelo seu tamanho, complexidade e pela concentração de pessoas e atividades. Nesta atividade, os alunos irão debater e aprender sobre as características das primeiras cidades e como elas influenciaram a interação humana com a natureza. Para isso, serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade contextualizando o tema e apresentando exemplos de cidades antigas, como a Babilônia e a Roma Antiga. Explique também, a metodologia e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua um roteiro com tópicos para que os alunos possam se preparar para o debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para se preparar para o debate, utilizando o roteiro fornecido. Durante esse tempo, os alunos deverão pesquisar e discutir sobre as características das primeiras cidades e como elas influenciaram a interação humana com a natureza.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será conduzido pelos grupos defensor e opositor, com a mediação da banca julgadora. Os alunos terão que argumentar e apresentar evidências para defender suas posições. O grupo de observadores deverá fazer anotações e observações para contribuir com a avaliação final.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final com a turma, destacando os pontos mais importantes do debate e fazendo uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos. Proponha também uma atividade de produção textual para que os alunos possam expressar suas opiniões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e embasada em evidências.
  • Coerência entre os argumentos apresentados e a posição defendida pelo grupo.
  • Observações e anotações relevantes do grupo de observadores.
  • Produção textual coerente e bem estruturada.

Ações do professor

  • Conduzir a atividade de forma dinâmica e interativa.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos.
  • Fornecer orientações claras sobre a metodologia e o roteiro para preparação dos grupos.
  • Propor atividades complementares para aprofundamento do tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e discutir sobre o tema em grupo.
  • Argumentar de forma clara e embasada em evidências.
  • Fazer anotações e observações relevantes durante o debate.
  • Produzir um texto coerente e bem estruturado sobre o tema.