Aula sobre Surrealismo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na década de 1920, na Europa. Seus artistas buscavam explorar o inconsciente e o mundo dos sonhos, criando obras que desafiavam a lógica e a razão. O Surrealismo teve grande influência na arte e na cultura em geral, e ainda é muito presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na moda, na música ou no cinema. Nesta atividade, vamos explorar o Surrealismo e sua relação com a cultura maker, criando um diário de bordo em grupo, onde os alunos irão desenvolver soluções criativas para problemas imaginários.
Etapa 1 - Contextualização
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na década de 1920, na Europa. Seus artistas buscavam explorar o inconsciente e o mundo dos sonhos, criando obras que desafiavam a lógica e a razão. O Surrealismo teve grande influência na arte e na cultura em geral, e ainda é muito presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na moda, na música ou no cinema. Nesta atividade, vamos explorar o Surrealismo e sua relação com a cultura maker, criando um diário de bordo em grupo, onde os alunos irão desenvolver soluções criativas para problemas imaginários.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o movimento Surrealista, mostrando exemplos de obras de arte e explicando seus principais conceitos. Em seguida, irá introduzir a metodologia Cultura Maker e explicar como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Problematização
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema imaginário relacionado ao Surrealismo, como, por exemplo: "Como criar uma paisagem surrealista em 3D?" ou "Como transformar um objeto comum em algo surrealista?". Cada grupo deverá discutir e definir seu problema.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá criar uma lista de alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. As alternativas devem ser criativas e explorar os conceitos do Surrealismo.Etapa 5 - Seleção de solução
Os grupos irão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 2. Eles devem justificar sua escolha e explicar como irão colocar a solução em prática.Etapa 6 - Desenvolvimento da solução
Cada grupo irá desenvolver sua solução, utilizando materiais disponíveis na sala ou trazidos de casa. Auxilie na execução das ideias.Etapa 7 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas, a solução escolhida e como ela foi desenvolvida.Etapa 8 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados. Eles devem discutir como o Surrealismo e a metodologia Cultura Maker podem ser aplicados em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe
- Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos
- Desenvolver a capacidade de análise e crítica de obras de arte
- Estimular a aplicação de conceitos artísticos em outras áreas do conhecimento
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo
- Criatividade e originalidade na geração de alternativas e soluções
- Coerência entre o problema, as alternativas e a solução escolhida
- Qualidade da apresentação da solução
- Reflexão crítica sobre a atividade e o tema abordado
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos
- Auxiliar na execução das ideias dos grupos
- Conduzir a reflexão sobre a atividade
- Avaliar e dar feedbacks construtivos aos alunos
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo
- Contribuir com ideias criativas e originais
- Trabalhar em equipe de forma colaborativa
- Desenvolver a solução escolhida com qualidade
- Refletir criticamente sobre a atividade e o tema abordado.