Aula sobre Surrealismo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na década de 1920, na Europa. Seus artistas buscavam explorar o inconsciente e o mundo dos sonhos, criando obras que desafiavam a lógica e a razão. O Surrealismo teve grande influência na arte e na cultura em geral, e ainda é muito presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na moda, na música ou no cinema. Nesta atividade, vamos explorar o Surrealismo e sua relação com a cultura maker, criando um diário de bordo em grupo, onde os alunos irão desenvolver soluções criativas para problemas imaginários.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na década de 1920, na Europa. Seus artistas buscavam explorar o inconsciente e o mundo dos sonhos, criando obras que desafiavam a lógica e a razão. O Surrealismo teve grande influência na arte e na cultura em geral, e ainda é muito presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na moda, na música ou no cinema. Nesta atividade, vamos explorar o Surrealismo e sua relação com a cultura maker, criando um diário de bordo em grupo, onde os alunos irão desenvolver soluções criativas para problemas imaginários.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o movimento Surrealista, mostrando exemplos de obras de arte e explicando seus principais conceitos. Em seguida, irá introduzir a metodologia Cultura Maker e explicar como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema imaginário relacionado ao Surrealismo, como, por exemplo: "Como criar uma paisagem surrealista em 3D?" ou "Como transformar um objeto comum em algo surrealista?". Cada grupo deverá discutir e definir seu problema.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá criar uma lista de alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. As alternativas devem ser criativas e explorar os conceitos do Surrealismo.

  5. Etapa 5 - Seleção de solução

    Os grupos irão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 2. Eles devem justificar sua escolha e explicar como irão colocar a solução em prática.

  6. Etapa 6 - Desenvolvimento da solução

    Cada grupo irá desenvolver sua solução, utilizando materiais disponíveis na sala ou trazidos de casa. Auxilie na execução das ideias.

  7. Etapa 7 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas, a solução escolhida e como ela foi desenvolvida.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados. Eles devem discutir como o Surrealismo e a metodologia Cultura Maker podem ser aplicados em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos
  • Desenvolver a capacidade de análise e crítica de obras de arte
  • Estimular a aplicação de conceitos artísticos em outras áreas do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo
  • Criatividade e originalidade na geração de alternativas e soluções
  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução escolhida
  • Qualidade da apresentação da solução
  • Reflexão crítica sobre a atividade e o tema abordado

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos
  • Auxiliar na execução das ideias dos grupos
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo
  • Contribuir com ideias criativas e originais
  • Trabalhar em equipe de forma colaborativa
  • Desenvolver a solução escolhida com qualidade
  • Refletir criticamente sobre a atividade e o tema abordado.