Aula sobre Surrealismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920, na Europa, e se espalhou pelo mundo. Ele se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos, do inconsciente e do irracional. Os artistas surrealistas buscavam explorar o lado mais profundo e misterioso da mente humana, criando imagens que desafiam a lógica e a razão.

O objetivo desta atividade é apresentar o Surrealismo aos alunos por meio da metodologia ativa Design Sprint. Os estudantes serão desafiados a criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que eles possam pesquisar, apreciar e analisar obras de artistas surrealistas, de diferentes épocas e culturas, e assim ampliar sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920, na Europa, e se espalhou pelo mundo. Ele se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos, do inconsciente e do irracional. Os artistas surrealistas buscavam explorar o lado mais profundo e misterioso da mente humana, criando imagens que desafiam a lógica e a razão.

    O objetivo desta atividade é apresentar o Surrealismo aos alunos por meio da metodologia ativa Design Sprint. Os estudantes serão desafiados a criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que eles possam pesquisar, apreciar e analisar obras de artistas surrealistas, de diferentes épocas e culturas, e assim ampliar sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.


  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Surrealismo aos alunos, explicando suas características e principais artistas. Ele pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o movimento e despertar a curiosidade dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre o Surrealismo e seus artistas, utilizando fontes confiáveis e variadas, como livros, sites, vídeos e documentários. Eles devem registrar as informações mais relevantes em um caderno ou em um documento digital.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos devem criar um esboço de uma obra surrealista, utilizando lápis, canetas ou materiais digitais. Eles devem explorar a imaginação e a criatividade para criar uma imagem que represente o mundo dos sonhos e do inconsciente.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem escolher um esboço para desenvolver na próxima etapa, considerando a originalidade, a criatividade e a qualidade da imagem.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos devem desenvolver a obra escolhida na etapa anterior, utilizando técnicas e materiais variados, como pintura, colagem, fotografia ou desenho digital. Eles devem explorar as possibilidades do Surrealismo, criando uma imagem que desafie a lógica e a razão.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas obras para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem avaliar a originalidade, a criatividade e a qualidade da imagem, considerando as características do Surrealismo.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre o Surrealismo e como a metodologia Design Sprint os ajudou a desenvolver suas habilidades artísticas e criativas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar obras de artistas surrealistas, de diferentes épocas e culturas;
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas artísticas e estéticas;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Originalidade da obra;
  • Criatividade na utilização das técnicas e materiais;
  • Qualidade estética da imagem;
  • Coerência com as características do Surrealismo;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Conduzir as discussões e reflexões sobre as escolhas artísticas e estéticas;
  • Avaliar as obras dos alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o Surrealismo;
  • Criar um esboço de uma obra surrealista;
  • Desenvolver uma obra surrealista utilizando técnicas e materiais variados;
  • Participar das discussões e reflexões sobre as escolhas artísticas e estéticas;
  • Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.