Aula sobre Surrealismo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O objetivo desta atividade é apresentar o Surrealismo aos alunos por meio da metodologia ativa Design Sprint. Os estudantes serão desafiados a criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que eles possam pesquisar, apreciar e analisar obras de artistas surrealistas, de diferentes épocas e culturas, e assim ampliar sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
Etapa 1 - Contextualização
O Surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920, na Europa, e se espalhou pelo mundo. Ele se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos, do inconsciente e do irracional. Os artistas surrealistas buscavam explorar o lado mais profundo e misterioso da mente humana, criando imagens que desafiam a lógica e a razão.O objetivo desta atividade é apresentar o Surrealismo aos alunos por meio da metodologia ativa Design Sprint. Os estudantes serão desafiados a criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que eles possam pesquisar, apreciar e analisar obras de artistas surrealistas, de diferentes épocas e culturas, e assim ampliar sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema Surrealismo aos alunos, explicando suas características e principais artistas. Ele pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o movimento e despertar a curiosidade dos estudantes.Etapa 3 - Entender
Os alunos devem pesquisar sobre o Surrealismo e seus artistas, utilizando fontes confiáveis e variadas, como livros, sites, vídeos e documentários. Eles devem registrar as informações mais relevantes em um caderno ou em um documento digital.Etapa 4 - Esboçar
Com base nas informações pesquisadas, os alunos devem criar um esboço de uma obra surrealista, utilizando lápis, canetas ou materiais digitais. Eles devem explorar a imaginação e a criatividade para criar uma imagem que represente o mundo dos sonhos e do inconsciente.Etapa 5 - Decidir
Os alunos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem escolher um esboço para desenvolver na próxima etapa, considerando a originalidade, a criatividade e a qualidade da imagem.Etapa 6 - Prototipar
Os alunos devem desenvolver a obra escolhida na etapa anterior, utilizando técnicas e materiais variados, como pintura, colagem, fotografia ou desenho digital. Eles devem explorar as possibilidades do Surrealismo, criando uma imagem que desafie a lógica e a razão.Etapa 7 - Testar
Os alunos devem apresentar suas obras para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem avaliar a originalidade, a criatividade e a qualidade da imagem, considerando as características do Surrealismo.Etapa 8 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre o Surrealismo e como a metodologia Design Sprint os ajudou a desenvolver suas habilidades artísticas e criativas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar obras de artistas surrealistas, de diferentes épocas e culturas;
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas artísticas e estéticas;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Originalidade da obra;
- Criatividade na utilização das técnicas e materiais;
- Qualidade estética da imagem;
- Coerência com as características do Surrealismo;
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Conduzir as discussões e reflexões sobre as escolhas artísticas e estéticas;
- Avaliar as obras dos alunos de forma justa e imparcial.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o Surrealismo;
- Criar um esboço de uma obra surrealista;
- Desenvolver uma obra surrealista utilizando técnicas e materiais variados;
- Participar das discussões e reflexões sobre as escolhas artísticas e estéticas;
- Colaborar com os colegas nas atividades em grupo.