Aula sobre Surrealismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920 e se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos e do inconsciente. Os artistas surrealistas buscavam romper com as convenções estéticas e sociais da época e explorar o mundo interior do ser humano. O Surrealismo pode ser encontrado em diversas manifestações artísticas, como a pintura, a escultura, a literatura e o cinema. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao movimento surrealista e irão desenvolver um debate crítico sobre as obras de alguns dos principais artistas do movimento.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920 e se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos e do inconsciente. Os artistas surrealistas buscavam romper com as convenções estéticas e sociais da época e explorar o mundo interior do ser humano. O Surrealismo pode ser encontrado em diversas manifestações artísticas, como a pintura, a escultura, a literatura e o cinema. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao movimento surrealista e irão desenvolver um debate crítico sobre as obras de alguns dos principais artistas do movimento.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Surrealismo

    Apresente o movimento Surrealista aos alunos, explicando suas características e principais artistas. Pode ser utilizado um vídeo ou apresentação de slides para auxiliar na explicação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre artistas surrealistas

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre um artista surrealista de sua escolha. Eles devem buscar informações sobre a vida e obra do artista, além de selecionar uma obra para análise.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos artistas

    Os alunos devem apresentar os resultados de suas pesquisas para a turma. Cada aluno terá 5 minutos para falar sobre o artista escolhido e apresentar a obra selecionada.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Com base nas obras apresentadas pelos alunos, deve-se iniciar um debate crítico sobre o movimento Surrealista. Os alunos devem discutir as características do movimento, as técnicas utilizadas pelos artistas e o impacto do movimento na arte contemporânea.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a apresentação dos colegas e o debate crítico.

  7. Etapa 7 - Aplicação do modelo de avaliação

    Os alunos devem aplicar o modelo de avaliação criado na etapa anterior para avaliar a apresentação dos colegas e o debate crítico.

  8. Etapa 8 - Conclusão (10 min)

    Faça uma conclusão da atividade, reforçando os principais pontos discutidos e a importância do movimento Surrealista na arte contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de simbolizar e interpretar obras de arte.
  • Fomentar o debate crítico e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o artista escolhido.
  • Qualidade da apresentação oral, clareza e objetividade na exposição das informações.
  • Participação ativa no debate crítico, contribuindo com ideias e argumentos relevantes.
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas durante o debate.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar as características do movimento Surrealista.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os artistas surrealistas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate crítico.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma conclusão da atividade, reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre um artista surrealista.
  • Preparar a apresentação oral sobre o artista escolhido.
  • Participar ativamente do debate crítico, contribuindo com ideias e argumentos relevantes.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Aplicar o modelo de avaliação para avaliar a apresentação dos colegas e o debate crítico.