Aula sobre Surrealismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920 e se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos e do inconsciente. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao surrealismo e suas principais características, como a liberdade criativa, a imaginação e a experimentação. Para isso, serão utilizados exemplos de obras de artistas surrealistas, como Salvador Dalí e René Magritte, para que os alunos possam compreender como o movimento se manifesta na arte. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para aprofundar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O surrealismo é um movimento artístico que surgiu na década de 1920 e se caracteriza pela representação do mundo dos sonhos e do inconsciente. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao surrealismo e suas principais características, como a liberdade criativa, a imaginação e a experimentação. Para isso, serão utilizados exemplos de obras de artistas surrealistas, como Salvador Dalí e René Magritte, para que os alunos possam compreender como o movimento se manifesta na arte. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para aprofundar o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema do surrealismo e apresente exemplos de obras de artistas surrealistas, como Salvador Dalí e René Magritte. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões e opiniões sobre as obras apresentadas.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão instruções sobre a metodologia Sala de Aula Invertida e serão orientados a pesquisar sobre o surrealismo e suas principais características. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Incentive a autonomia dos alunos nesse processo.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e compartilhar suas pesquisas e mapas conceituais. Circule pela sala para orientar e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias desenvolvidas. Peça que os alunos conduzam todo o momento e avalie a qualidade e a profundidade das pesquisas realizadas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos serão convidados a criar uma obra de arte surrealista, utilizando materiais diversos, como lápis de cor, tinta guache, papel e tesoura. Oriente e estimule a criatividade dos alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão compartilhar suas obras de arte e discutir como aplicaram as características do surrealismo em suas criações. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e a capacidade de aplicá-lo, na prática.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando o surrealismo em suas pesquisas e criações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e profundidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte surrealista.
  • Compreensão e aplicação das características do surrealismo, na prática.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de obras de artistas surrealistas.
  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos durante a pesquisa e criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos durante a atividade prática.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o surrealismo e suas principais características.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Criar uma obra de arte surrealista, utilizando materiais diversos.