Aula sobre Suserania E Vassalagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A suserania e vassalagem foram formas de organização social e política que surgiram na Europa medieval. Essas relações eram estabelecidas entre senhores feudais e seus vassalos, que prestavam serviços militares e jurídicos em troca de proteção e terras. Essa relação de dependência era baseada em um juramento de fidelidade e lealdade. Para contextualizar o tema, você pode utilizar exemplos de relações de poder presentes na sociedade atual, como a relação entre empregador e empregado. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a eles um problema relacionado ao tema, como “Como a relação de suserania e vassalagem influenciou a organização social e política na Europa medieval?”. Se perceber outras dúvidas vindas deles, você pode selecioná-las.

  2. Etapa 2 - Discussão sobre o problema

    Os grupos devem discutir o problema e elaborar uma lista de perguntas que precisam ser respondidas para solucioná-lo. Oriente os alunos a utilizar a técnica de brainstorming para gerar ideias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve escolher uma pergunta para responder e pesquisar sobre o assunto. Você pode disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Apresentações

    Os grupos devem apresentar suas respostas para a turma e discutir as diferentes perspectivas sobre o tema. Incentive a participação de todos os alunos e mediar o debate.

  5. Etapa 5 - Criação de template

    Cada aluno deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Recolha os templates e avalie o desempenho dos alunos. Em seguida, devolva-os aos alunos para que possam refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e no debate em sala de aula.
  • Qualidade das respostas apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Dividir a turma em grupos e entregar um problema relacionado ao tema.
  • Orientar os alunos na utilização da técnica de brainstorming e na pesquisa sobre o assunto.
  • Mediar o debate em sala de aula e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e devolver os templates de Dinâmica dos 3 Qs para que possam refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate em sala de aula.
  • Elaborar perguntas para solucionar o problema proposto pelo professor.
  • Pesquisar sobre o assunto e apresentar respostas para a turma.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o próprio processo de aprendizagem.
  • Continuar pesquisando sobre o tema e se aprofundando no assunto.