Aula sobre Suserania E Vassalagem
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A suserania e vassalagem foram formas de organização política e social que surgiram na Europa medieval. Essas relações eram estabelecidas entre senhores feudais e seus vassalos, que prestavam serviços militares e jurídicos em troca de proteção e terras. Para contextualizar o tema, você pode trazer exemplos de relações de poder presentes na sociedade atual, como a relação entre patrão e empregado. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, onde irão explorar o tema e seus subtópicos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e síntese.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada na aula. Os alunos serão divididos em grupos e receberão as orientações para a criação do diário de bordo.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, utilizando fontes diversas, como livros, artigos e vídeos. Disponibilize algumas fontes para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema e irá apresentá-lo para a turma. Auxilie na identificação dos problemas e na formulação das perguntas.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Os grupos irão discutir e propor alternativas para solucionar o problema identificado. Auxilie na análise das alternativas e na escolha da melhor solução.Etapa 5 - Solução
Os grupos irão apresentar a solução escolhida e justificar sua escolha. Avalie a qualidade da solução apresentada e auxiliar na reflexão sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos irão compartilhar suas impressões sobre o trabalho em grupo e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor soluções.
- Refletir sobre as relações de poder presentes na sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no trabalho em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Qualidade da solução apresentada.
- Capacidade de reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os alunos na metodologia utilizada.
- Auxiliar na identificação dos problemas e na formulação das perguntas.
- Avaliar a qualidade da solução apresentada.
- Estimular a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
- Identificar um problema relacionado ao tema.
- Propor alternativas para solucionar o problema identificado.
- Apresentar a solução escolhida e justificar sua escolha.
- Refletir sobre o tema e o trabalho em grupo.