Aula sobre Suserania E Vassalagem

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A suserania e vassalagem foram relações sociais e políticas que ocorreram na Europa medieval. O senhor feudal, ou suserano, concedia terras e proteção ao vassalo, que em troca prestava serviços militares e políticos. Essa relação era baseada em lealdade e fidelidade. Para contextualizar o tema, o professor pode trazer exemplos de relações de poder presentes na sociedade atual, como a relação entre empregador e empregado, ou entre governantes e cidadãos. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um mapa de empatia para entender as relações entre suseranos e vassalos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é suserania e vassalagem. Em seguida, proponha uma reflexão sobre as relações de poder presentes na sociedade atual.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as relações entre suseranos e vassalos. Os mapas devem conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Divida a turma em grupos para que um grupo crie o mapa sobre os suseranos e o outro sobre os vassalos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia e discutir as semelhanças e diferenças entre as relações de poder na sociedade atual e na Europa medieval.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresenteexemplos práticos de como a suserania e vassalagem eram aplicadas na Europa medieval, como a concessão de terras e a prestação de serviços militares. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre as relações de poder na sociedade atual e como elas podem ser comparadas com a suserania e vassalagem. Você pode propor perguntas para guiar a discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos. Os alunos podem fazer anotações em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as relações de poder presentes na sociedade atual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de compreender e aplicar os conceitos de suserania e vassalagem.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.
  • Reflexão crítica sobre as relações de poder presentes na sociedade atual.
  • Capacidade de comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Propor perguntas e reflexões para guiar a discussão.
  • Apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão do tema.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
  • Refletir criticamente sobre as relações de poder presentes na sociedade atual.
  • Comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.