Aula sobre Suserania E Vassalagem

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A suserania e vassalagem foram formas de organização política e social que surgiram na Europa medieval. Nesse período, os senhores feudais detinham o poder sobre as terras e as pessoas que nelas viviam. Os servos, por sua vez, eram obrigados a prestar serviços e pagar tributos aos seus senhores em troca de proteção e uso da terra. Essa relação de dependência era chamada de vassalagem. A metodologia utilizada nesta aula será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é suserania e vassalagem e como essa relação funcionava na Europa medieval. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre a suserania e vassalagem, utilizando livros didáticos e a internet. Eles deverão preencher o campo Check-in do template de registro de aprendizagem com as informações que encontrarem.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos apresentarão suas pesquisas e haverá um debate em sala de aula sobre as relações de poder na Europa medieval. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a suserania e vassalagem podem ser encontradas em outras sociedades e períodos históricos, como no Japão feudal e em algumas sociedades africanas. Os alunos deverão preencher o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma cena teatral que represente uma relação de suserania e vassalagem. Eles poderão utilizar fantasias e adereços para tornar a atividade mais lúdica e divertida.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua cena teatral para a turma e haverá uma discussão sobre as diferentes formas de representar a suserania e vassalagem. Incentive a reflexão sobre as relações de poder presentes na cena.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a refletirem sobre como as relações de poder se manifestam em suas vidas cotidianas. Os alunos deverão preencher o campo Check-out do template de registro de aprendizagem com suas reflexões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em sala de aula.
  • Incentivar a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo e em sala de aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação da cena teatral.
  • Reflexão crítica sobre as relações de poder presentes na cena teatral.
  • Preenchimento correto do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Incentivar a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e em sala de aula.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e colaborativa.
  • Criar uma cena teatral criativa e original.
  • Refletir criticamente sobre as relações de poder presentes na cena teatral.
  • Preencher corretamente o template de registro de aprendizagem.