Aula sobre Suserania E Vassalagem
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A suserania e vassalagem foram formas de organização social e política que surgiram na Europa medieval. Nesse período, os senhores feudais detinham o poder sobre as terras e as pessoas que nelas viviam. Os servos, por sua vez, eram obrigados a prestar serviços e pagar tributos aos seus senhores em troca de proteção e uso da terra. Essa relação de dependência era chamada de vassalagem. Na aula de hoje, vamos entender melhor como funcionava essa relação e como ela influenciou a organização social e política da época.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é suserania e vassalagem. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia de rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de texto
Os alunos irão ler um texto sobre a suserania e vassalagem e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O objetivo é que eles compreendam melhor como funcionava essa relação de dependência.Etapa 3 - Estação 2 - Jogo de tabuleiro
Os alunos irão jogar um jogo de tabuleiro que simula a relação de vassalagem. Cada jogador será um servo ou um senhor feudal e terá que cumprir as obrigações e receber os benefícios da relação.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre a suserania e vassalagem. O objetivo é que eles discutam as vantagens e desvantagens desse sistema e reflitam sobre como ele influenciou a organização social e política da época. Para terem embasamento nas discussões, disponibilize materiaisEtapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese do que foi aprendido na aula. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
- Estimular a reflexão crítica sobre as relações de poder e dependência na sociedade.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão do conteúdo apresentado.
- Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
- Colaboração e trabalho em grupo.
- Cumprimento das tarefas propostas.
Ações do professor
- Explicar claramente as atividades propostas e as regras da metodologia de rotação por estações.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão crítica sobre o tema.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Ler e interpretar o texto sobre a suserania e vassalagem.
- Jogar o jogo de tabuleiro e cumprir as obrigações e receber os benefícios da relação de vassalagem.
- Participar do debate e contribuir com ideias e argumentos.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.