Aula sobre Suserania E Vassalagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A suserania e vassalagem foram formas de organização social e política que surgiram na Europa medieval. Nesse período, os senhores feudais detinham o poder sobre as terras e as pessoas que nelas viviam. Os servos, por sua vez, eram obrigados a prestar serviços e pagar tributos aos seus senhores em troca de proteção e uso da terra. Essa relação de dependência era chamada de vassalagem. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula para que os alunos possam construir um mapa conceitual sobre o tema, a fim de desenvolver a habilidade de caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é suserania e vassalagem. Em seguida, soliciteque os alunos assistam a um vídeo sobre o assunto em casa.

  2. Etapa 2 - Criação de mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um mapa conceitual com a ideia central sobre o tema. Em seguida, devem criar 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Promova uma discussão em sala de aula sobre as diferentes ideias centrais e sub-ideias apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a relação entre senhores e servos em outras sociedades e períodos históricos e apresentar suas descobertas em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Promova um debate em sala de aula sobre as diferentes formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.

  7. Etapa 7 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto individual sobre o tema, utilizando as informações discutidas em sala de aula e as pesquisas realizadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a discussão e o debate em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Participação nas discussões e debates em sala de aula.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Capacidade de comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é suserania e vassalagem.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão e o debate em sala de aula.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Avaliar as atividades dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema em casa.
  • Criar um mapa conceitual em grupo.
  • Pesquisar sobre a relação entre senhores e servos em outras sociedades e períodos históricos.
  • Participar das discussões e debates em sala de aula.
  • Produzir um texto individual sobre o tema.