Aula sobre Suserania E Vassalagem
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A suserania e vassalagem foram formas de organização social e política que surgiram na Europa medieval. Nesse período, os senhores feudais detinham o poder sobre as terras e as pessoas que nelas viviam. Os servos, por sua vez, eram obrigados a prestar serviços e pagar tributos aos seus senhores em troca de proteção e uso da terra. Essa relação de dependência era chamada de vassalagem. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula para que os alunos possam construir um mapa conceitual sobre o tema, a fim de desenvolver a habilidade de caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é suserania e vassalagem. Em seguida, soliciteque os alunos assistam a um vídeo sobre o assunto em casa.Etapa 2 - Criação de mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um mapa conceitual com a ideia central sobre o tema. Em seguida, devem criar 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões.Etapa 4 - Discussão
Promova uma discussão em sala de aula sobre as diferentes ideias centrais e sub-ideias apresentadas pelos grupos.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a relação entre senhores e servos em outras sociedades e períodos históricos e apresentar suas descobertas em sala de aula.Etapa 6 - Debate em grupo
Promova um debate em sala de aula sobre as diferentes formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.Etapa 7 - Produção de texto
Os alunos devem produzir um texto individual sobre o tema, utilizando as informações discutidas em sala de aula e as pesquisas realizadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a discussão e o debate em sala de aula.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual produzido.
- Participação nas discussões e debates em sala de aula.
- Qualidade do texto produzido.
- Capacidade de comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o que é suserania e vassalagem.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa conceitual.
- Promover a discussão e o debate em sala de aula.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o tema em casa.
- Criar um mapa conceitual em grupo.
- Pesquisar sobre a relação entre senhores e servos em outras sociedades e períodos históricos.
- Participar das discussões e debates em sala de aula.
- Produzir um texto individual sobre o tema.