Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, o professor pode contextualizar o assunto com exemplos práticos de ações de consumo consciente e sustentabilidade bem-sucedidas em sua comunidade ou cidade. É importante que o professor explique a importância da sustentabilidade no cotidiano para a preservação do planeta e para a qualidade de vida das pessoas.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade que será realizada.

  2. Etapa 2 - Definição dos subtópicos

    Apresente aos alunos os subtópicos que serão abordados na atividade, como, por exemplo: consumo consciente de energia elétrica, consumo consciente de água, separação de resíduos sólidos, entre outros. Cada grupo deve escolher um subtópico para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o subtópico escolhido e buscar exemplos de ações de consumo consciente e sustentabilidade bem-sucedidas relacionadas ao tema.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo de avaliação

    Os grupos devem construir um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o tema escolhido, utilizando recursos como cartolinas, papéis coloridos, canetas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação

    Os grupos devem apresentar suas propostas e os demais grupos devem avaliar utilizando o modelo construído na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Ao final da atividade, o incentive os alunos a discutirem e refletirem sobre as propostas apresentadas pelos grupos e a importância da sustentabilidade no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.
  • Fomentar a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
  • Apresentar os subtópicos que serão abordados na atividade.
  • Orientar os grupos na construção do modelo de avaliação por pares.
  • Promover a discussão e reflexão sobre as propostas apresentadas pelos grupos.
  • Estimular a criatividade e a comunicação oral dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico escolhido.
  • Construir o modelo de avaliação por pares.
  • Preparar a apresentação utilizando recursos analógicos.
  • Avaliar as propostas apresentadas pelos demais grupos.
  • Participar da discussão e reflexão sobre as propostas apresentadas.