Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Este tema é muito importante, pois ajuda os alunos adesenvolver a habilidade em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema da aula e sua relevância para a sociedade atual. Utilize emplos práticos de ações de sustentabilidade bem-sucedidas em sua comunidade ou cidade. Selecione recursos como imagens, gráficos e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Faça a divisão da turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve escolher um subtema relacionado à sustentabilidade no cotidiano, como: consumo consciente de água, energia, alimentos, reciclagem, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre o subtema escolhido, utilizando apenas recursos analógicos, como livros, jornais e revistas. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação da Fanzine

    Cada grupo deve criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando recursos como lápis de cor, canetas coloridas, colagens, entre outros. Cada parte da fanzine deve tratar de um aspecto do subtema escolhido, como: os impactos do consumo de água, dicas para economizar energia, receitas de reaproveitamento de alimentos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Montagem da fanzine

    Cada grupo deve montar sua fanzine, juntando as partes em ordem e criando uma capa.

    Oriente os alunos na montagem da fanzine, garantindo que ela fique organizada e legível.


  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua fanzine para a turma, explicando o subtema escolhido e as informações contidas na fanzine. Incentive a participação de toda a turma nas apresentações, estimulando perguntas e discussões.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios previamente estabelecidos. Forneça feedback aos alunos, destacando pontos positivos e oportunidades de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimulação da criatividade e da capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação e apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações apresentadas na fanzine.
  • Organização e legibilidade da fanzine.
  • Participação e engajamento dos alunos nas apresentações.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o subtema escolhido.
  • Criar a fanzine em papel A4 utilizando recursos analógicos.
  • Apresentar a fanzine para a turma e participar das discussões e perguntas.