Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante em nossa sociedade. É importante que os alunos entendam que pequenas atitudes no cotidiano podem contribuir para a preservação do meio ambiente e para um mundo mais sustentável. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver um mapa de empatia e propor iniciativas individuais e coletivas para solucionar problemas ambientais em nossa cidade ou comunidade.
Design Thinking
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema, dando exemplos de como pequenas atitudes do cotidiano podem ajudar a tornar o consumo humano mais sustentável.Etapa 2 - Formação dos Grupos
Faça a divisão da turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explique para turma como será a metodologia da aula, bem como funciona e como serão construídos os mapas de empatia.Etapa 3 - Apresentando o mapa de empatia
Cada grupo deve criar um mapa de empatia, com base nos campos apresentados: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem preencher o mapa de empatia com base em suas próprias experiências e percepções sobre sustentabilidade no cotidiano.Etapa 4 - Trocas de experiências
Discussão em grupo sobre os mapas de empatia criados. Os alunos devem compartilhar suas percepções e experiências e identificar os principais problemas e desafios relacionados à sustentabilidade no cotidiano.Etapa 5 - Proposta de soluções
Cada grupo deve escolher um problema identificado na etapa anterior e propor soluções criativas e sustentáveis para resolvê-lo, utilizando a metodologia Design Thinking. Os alunos devem apresentar suas soluções em formato de cartaz ou desenho.Etapa 6 - Apresentação das soluções
Apresentação das soluções criadas por cada grupo e discussão em grupo sobre os resultados. Os alunos devem avaliar as soluções apresentadas e escolher uma iniciativa que seja viável e que possa ser implementada na escola ou na comunidade.Etapa 7 - Avaliação
Finalize a aula fornecendo críticas construtivas e incentivando-os a desenvolver hábitos sustentáveis em seus dia a dia.Dica: Você pode usar o modelo abaixo para exemplificar o mapa de empatia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
- Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar informações e experiências relacionadas à sustentabilidade no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Criatividade e originalidade na proposição de soluções sustentáveis.
- Viabilidade e efetividade das soluções propostas.
- Capacidade de análise e interpretação de informações e experiências relacionadas à sustentabilidade no cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Design Thinking.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na proposição de soluções sustentáveis.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Avaliar e dar feedback sobre as soluções propostas pelos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo e a escolha da iniciativa a ser implementada.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e colaborar em grupo.
- Criar um mapa de empatia com base em suas próprias experiências e percepções sobre sustentabilidade no cotidiano.
- Propor soluções criativas e sustentáveis para resolver um problema identificado.
- Apresentar as soluções criadas em formato de cartaz ou desenho.
- Avaliar e escolher uma iniciativa viável e efetiva para ser implementada na escola ou na comunidade.