Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A sustentabilidade é um tema muito importante atualmente, pois estamos enfrentando problemas ambientais graves em todo o mundo. É necessário que cada um faça a sua parte para preservar o meio ambiente e garantir um futuro melhor para todos. Nesta aula, vamos aprender como podemos aplicar a sustentabilidade no nosso cotidiano e propor iniciativas individuais e coletivas para solucionar problemas ambientais na nossa comunidade.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, em seguida dívida os alunos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo escolhe um subtema relacionado à sustentabilidade no cotidiano (por exemplo: consumo consciente de energia elétrica, reciclagem de lixo, uso de transporte público). Os grupos deverão pesquisar sobre o subtema escolhido e preparam argumentos para o debate.

  3. Etapa 3 - Debate

    Faça com que os alunos debatam entre si sobre os subtemas escolhidos. Cada grupo deve apresentar seus argumentos e contra-argumentos sobre o subtema escolhido, é importante seu papel como mediador nesta etapa.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deverá elaborar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos demais grupos no debate.

  5. Etapa 5 - Apresentação do modelo de avaliação

    Cada grupo deverá apresentar seu modelo de avaliação para a turma, e junto a eles faça uma reflexão crítica sobre os critérios de avaliação propostos pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Proposta de ações sustentáveis

    Cada grupo propõe uma ação sustentável para solucionar um problema ambiental na comunidade. Os grupos apresentam suas propostas para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão final sobre a importância da sustentabilidade no cotidiano e a participação de cada um na solução de problemas ambientais na comunidade.

    Dicas: Exemplos práticos

    \- Reduzir o consumo de água e energia elétrica em casa;

    \- Separar o lixo reciclável do não reciclável;

    \- Utilizar sacolas reutilizáveis ao invés de sacolas plásticas descartáveis;

    \- Plantar árvores e cuidar de áreas verdes na comunidade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Reforçar a importância do tema;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a participação individual e coletiva na solução de problemas ambientais.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos critérios de avaliação propostos;
  • Coerência entre os critérios de avaliação e os objetivos da aula.

Ações do professor

  • Mediar o debate entre os grupos;
  • Fazer uma reflexão crítica sobre os critérios de avaliação propostos pelos grupos;
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade no cotidiano e a participação de cada um na solução de problemas ambientais na comunidade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os subtemas escolhidos;
  • Preparar argumentos para o debate;