Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre Sustentabilidade no cotidiano visa conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e discutidas iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e a importância da sustentabilidade no cotidiano. Incentive os alunos a expressar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Ajude os alunos a se dividirem em grupos e direcione cada grupo para uma estação. Em cada estação, os alunos terão uma atividade relacionada à sustentabilidade, como criar uma horta vertical ou fazer uma lista de práticas sustentáveis que podem ser adotadas em casa.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Forneça aos alunos o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Reúna os alunos em grupo para discutir as atividades realizadas nas estações. Neste ponto é importante estimular a reflexão sobre a importância de cada atividade e como elas podem ser aplicadas no dia a dia.

  5. Etapa 5 - Propostas de soluções

    Convide-os a propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade. Estimule a reflexão sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente.

  6. Etapa 6 - Apresentação das propostas

    Cade grupo ao final deverá apresentar suas propostas de soluções para os problemas ambientais discutidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforça a importância da adoção de práticas sustentáveis no cotidiano.

    Dicas: Para auxiliar na compreensão do tema desta aula, você poderá trazer exemplos práticos como, por exemplo: coleta seletiva de lixo, uso consciente de água e energia elétrica e a reutilização de materiais. Você também poderá utilizar o modelo dos 3Qs abaixo para dinamizar a aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de reflexão e pensamento crítico
  • Estimular a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas ambientais
  • Desenvolver a consciência ambiental e a responsabilidade social

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Capacidade de reflexão e pensamento crítico
  • Propostas criativas e viáveis para a solução de problemas ambientais

Ações do professor

  • Estimular a reflexão e o pensamento crítico
  • Propor atividades criativas e práticas
  • Incentivar a participação ativa dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Refletir sobre a importância da sustentabilidade no cotidiano
  • Propor soluções criativas e viáveis para problemas ambientais.