Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre sustentabilidade no cotidiano pretende conscientizar os alunos sobre a importância de práticas sustentáveis e ações individuais e coletivas para preservação do meio ambiente. Essa aula será baseada em recursos analógicos, como cartazes, revistas, jornais, entre outros.

Sala de Aula Invertida:


  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais que abordem o tema da sustentabilidade e disponibilizar para os alunos. Além disso, apresente um vídeo explicativo sobre a metodologia Sala de Aula Invertida e a proposta da atividade.

  2. Etapa 2 - Em sala de aula

    Os alunos, em grupos, devem assistir ao vídeo explicativo e ler os materiais que foram previamente selecionados. Em seguida, devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Em casa

    Os alunos devem pesquisar e fazer anotações sobre ações sustentáveis bem-sucedidas em suas comunidades e selecionar uma para apresentar em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Em sala de aula

    Cada grupo deve apresentar a ação sustentável selecionada e discutir com a turma as possíveis iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.

  5. Etapa 5 - Em casa

    Os alunos devem criar um plano de ação para aplicar em suas comunidades, com base nas discussões realizadas em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Em sala de aula

    Os alunos devem apresentar seus planos de ação e discutir em grupo possíveis melhorias e ajustes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Avalie a atividade e incentive os alunos a utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e sua participação na mesma.

    Dicas:

    Utilize exemplos práticos de ações sustentáveis, como a coleta seletiva de lixo, a utilização de energia solar e a reutilização de água. Além disso, tente trazer notícias de ações sustentáveis bem-sucedidas, como a criação de hortas comunitárias, a redução do uso de plástico e a construção de casas com materiais reciclados. Para dinamizar a aula ofereça aos alunos o modelo da Dinâmica dos 3Qs apresentado abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Conscientizar os alunos sobre a importância de práticas sustentáveis no cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.
  • Qualidade do plano de ação criado pelos alunos.
  • Uso adequado do template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar materiais analógicos adequados para a atividade.
  • Disponibilizar o vídeo explicativo sobre a metodologia Sala de Aula Invertida e a proposta da atividade.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e ler os materiais selecionados pelo professor.
  • Pesquisar sobre ações sustentáveis bem-sucedidas em suas comunidades.
  • Criar um plano de ação para aplicar em suas comunidades.