Aula sobre Sustentabilidade No Cotidiano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre sustentabilidade no cotidiano pretende conscientizar os alunos sobre a importância de práticas sustentáveis e ações individuais e coletivas para preservação do meio ambiente. Essa aula será baseada em recursos analógicos, como cartazes, revistas, jornais, entre outros.
Sala de Aula Invertida:
Etapa 1 - Antes da aula
Selecione materiais que abordem o tema da sustentabilidade e disponibilizar para os alunos. Além disso, apresente um vídeo explicativo sobre a metodologia Sala de Aula Invertida e a proposta da atividade.Etapa 2 - Em sala de aula
Os alunos, em grupos, devem assistir ao vídeo explicativo e ler os materiais que foram previamente selecionados. Em seguida, devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Em casa
Os alunos devem pesquisar e fazer anotações sobre ações sustentáveis bem-sucedidas em suas comunidades e selecionar uma para apresentar em sala de aula.Etapa 4 - Em sala de aula
Cada grupo deve apresentar a ação sustentável selecionada e discutir com a turma as possíveis iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.Etapa 5 - Em casa
Os alunos devem criar um plano de ação para aplicar em suas comunidades, com base nas discussões realizadas em sala de aula.Etapa 6 - Em sala de aula
Os alunos devem apresentar seus planos de ação e discutir em grupo possíveis melhorias e ajustes.Etapa 7 - Encerramento
Avalie a atividade e incentive os alunos a utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e sua participação na mesma.Dicas:
Utilize exemplos práticos de ações sustentáveis, como a coleta seletiva de lixo, a utilização de energia solar e a reutilização de água. Além disso, tente trazer notícias de ações sustentáveis bem-sucedidas, como a criação de hortas comunitárias, a redução do uso de plástico e a construção de casas com materiais reciclados. Para dinamizar a aula ofereça aos alunos o modelo da Dinâmica dos 3Qs apresentado abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Conscientizar os alunos sobre a importância de práticas sustentáveis no cotidiano.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos na atividade.
- Qualidade do plano de ação criado pelos alunos.
- Uso adequado do template da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Selecionar materiais analógicos adequados para a atividade.
- Disponibilizar o vídeo explicativo sobre a metodologia Sala de Aula Invertida e a proposta da atividade.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e ler os materiais selecionados pelo professor.
- Pesquisar sobre ações sustentáveis bem-sucedidas em suas comunidades.
- Criar um plano de ação para aplicar em suas comunidades.