Tabela periódica

Nesta aula de Ciências vamos conhecer e consultar a tabela periódica. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Na imagem, o número oito representa qual estrutura do átomo de oxigênio?

    A) Prótons.

    B) Elétrons.

    C) Massa atômica.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Para iniciar a aula, contextualize a importância da Tabela Periódica na Química e na vida cotidiana. É possível utilizar exemplos práticos como a utilização de elementos químicos em produtos, como o sódio no sal de cozinha, o oxigênio no ar que respiramos e o carbono presente nos combustíveis fósseis.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Apresente o tema "Tabela Periódica" e sua importância para a Química. Mostre exemplos práticos da utilização da tabela periódica, como a identificação de elementos em compostos químicos.
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  5. 5. Gamificação:

    - Apresentação da tabela periódica e sua importância na compreensão da química.

    - Explicação sobre a história da tabela, seus elementos e suas propriedades.

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  6. 6. Estudo de Caso:

    Inicie a aula contextualizando o assunto, explicando a história da tabela periódica e sua importância para a química. Além disso, utilize exemplos práticos, como a composição dos elementos químicos presentes em objetos cotidianos, como a água, o sal de cozinha, entre outros.
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  7. 7. Rotação por estações:

    A Tabela Periódica é uma das ferramentas mais importantes para a Química. Ela ajuda a organizar os elementos químicos e suas propriedades de forma sistemática. Nesta aula, vamos aprender sobre a história da Tabela Periódica, como ela é organizada e suas aplicações.

    Exemplos Práticos: Leve para a sala de aula algumas amostras de elementos químicos, como o ferro, o alumínio e o ouro, e pedir para os alunos observarem as características de cada um deles. Mostre tambémcomo a Tabela Periódica é utilizada em experimentos científicos.

    A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.

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  8. 8. Ensino Híbrido:

    A Tabela Periódica é uma ferramenta fundamental para a compreensão da química e da estrutura da matéria. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre a história da Tabela Periódica, sua estrutura, organização e como ela pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos. Como recursos analógicos, vamos utilizar cartolinas, canetas, lápis, régua, tesoura e cola. Em grupo e de forma remota, os alunos irão construir a apresentação de forma colaborativa enfatizando os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar. Para isso, podem usar o WhatsApp para se comunicar e organizar os pontos da apresentação.
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