Aula sobre Tabela Periodica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Para iniciar a aula, contextualize a importância da Tabela Periódica na Química e na vida cotidiana. É possível utilizar exemplos práticos como a utilização de elementos químicos em produtos, como o sódio no sal de cozinha, o oxigênio no ar que respiramos e o carbono presente nos combustíveis fósseis.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de até 4 alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve escolher um elemento químico da Tabela Periódica para pesquisar. Devem ser levantadas informações sobre a sua história, descoberta, características, aplicações, entre outras.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Preparação das apresentações

    Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o elemento químico escolhido, utilizando apenas recursos analógicos, como cartolina, canetas coloridas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentações

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas e avaliar os outros grupos utilizando o template criado.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo as propriedades periódicas dos elementos químicos apresentados e como eles estão organizados na Tabela Periódica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula reforçando os conceitos apresentados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a Tabela Periódica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os elementos químicos presentes na Tabela Periódica;
  • Reconhecer as propriedades periódicas dos elementos químicos;
  • Compreender a organização dos elementos químicos na Tabela Periódica.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar a importância da Tabela Periódica na Química e na vida cotidiana;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Orientar as pesquisas dos grupos;
  • Incentivar a criatividade na apresentação dos trabalhos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um elemento químico para pesquisar;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Preparar uma apresentação utilizando apenas recursos analógicos;
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template criado;
  • Discutir em grupo as propriedades periódicas dos elementos químicos apresentados.