Aula sobre Tabela Periodica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Tabela Periódica é uma ferramenta fundamental para a compreensão da química e da estrutura da matéria. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre a história da Tabela Periódica, sua estrutura, organização e como ela pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos. Como recursos analógicos, vamos utilizar cartolinas, canetas, lápis, régua, tesoura e cola. Em grupo e de forma remota, os alunos irão construir a apresentação de forma colaborativa enfatizando os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar. Para isso, podem usar o WhatsApp para se comunicar e organizar os pontos da apresentação.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o objetivo da aula e pede para os alunos registrarem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre a Tabela Periódica em um cartão de papel.Etapa 2 - Contextualização
Apresente a história da Tabela Periódica, mostrando como ela foi desenvolvida ao longo do tempo e como ela é organizada. Os alunos fazem anotações em um caderno.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a Tabela Periódica pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos. Os alunos trabalham em grupos para resolver exercícios sobre o assunto.Etapa 4 - Check-out
Os alunos registram em um cartão de papel o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.Etapa 5 - Correção dos exercícios
Corrija os exercícios em conjunto com a turma e esclareça as dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Registro de aprendizagem
Os alunos criam um template de registro de aprendizagem em uma cartolina, com os campos de Check-in e Check-out, e registram as principais informações aprendidas na aula.Etapa 7 - Check-out final
Peça para os alunos compartilharem em voz alta o que registraram em seus templates de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre a Tabela Periódica
- Identificar como a Tabela Periódica pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos
- Corrigir os exercícios em conjunto com a turma
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na atividade
- Participação da turma na atividade de correção dos exercícios
- Avaliação das dúvidas e respostas dos alunos
- Participação dos alunos na atividade de registro de aprendizagem
Ações do professor
- Apresentar o objetivo da aula e explicar a atividade de check-in
- Orientar os alunos na elaboração dos cartões
- Apresentar a história e a organização da Tabela Periódica
- Estimular a participação dos alunos na atividade
- Apresentar exemplos práticos de como a Tabela Periódica pode ser usada
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre a Tabela Periódica em um cartão de papel
- Fazer anotações em um caderno
- Trabalhar em grupo para resolver exercícios
- Registrar o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas