Aula sobre Tabela Periodica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Tabela Periódica é uma ferramenta fundamental para a compreensão da química e da estrutura da matéria. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre a história da Tabela Periódica, sua estrutura, organização e como ela pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos. Como recursos analógicos, vamos utilizar cartolinas, canetas, lápis, régua, tesoura e cola. Em grupo e de forma remota, os alunos irão construir a apresentação de forma colaborativa enfatizando os pontos mais importantes, as dúvidas não respondidas e onde pretendem se aprofundar. Para isso, podem usar o WhatsApp para se comunicar e organizar os pontos da apresentação.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o objetivo da aula e pede para os alunos registrarem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre a Tabela Periódica em um cartão de papel.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente a história da Tabela Periódica, mostrando como ela foi desenvolvida ao longo do tempo e como ela é organizada. Os alunos fazem anotações em um caderno.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a Tabela Periódica pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos. Os alunos trabalham em grupos para resolver exercícios sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos registram em um cartão de papel o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma e esclareça as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Registro de aprendizagem

    Os alunos criam um template de registro de aprendizagem em uma cartolina, com os campos de Check-in e Check-out, e registram as principais informações aprendidas na aula.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Peça para os alunos compartilharem em voz alta o que registraram em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre a Tabela Periódica
  • Identificar como a Tabela Periódica pode ser usada para prever propriedades químicas de elementos
  • Corrigir os exercícios em conjunto com a turma
  • Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na atividade
  • Participação da turma na atividade de correção dos exercícios
  • Avaliação das dúvidas e respostas dos alunos
  • Participação dos alunos na atividade de registro de aprendizagem

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula e explicar a atividade de check-in
  • Orientar os alunos na elaboração dos cartões
  • Apresentar a história e a organização da Tabela Periódica
  • Estimular a participação dos alunos na atividade
  • Apresentar exemplos práticos de como a Tabela Periódica pode ser usada

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre a Tabela Periódica em um cartão de papel
  • Fazer anotações em um caderno
  • Trabalhar em grupo para resolver exercícios
  • Registrar o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas