Aula sobre Tabela Periodica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula contextualizando o assunto, explicando a história da tabela periódica e sua importância para a química. Além disso, utilize exemplos práticos, como a composição dos elementos químicos presentes em objetos cotidianos, como a água, o sal de cozinha, entre outros.

  1. Etapa 1 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso aos alunos, com questões relacionadas à tabela periódica. A partir disso, os alunos devem criar um infográfico com as informações aprendidas, preenchendo as lacunas propostas pelo professor.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre os elementos químicos presentes na tabela periódica, suas propriedades e aplicações.

  3. Etapa 3 - Criação do Infográfico

    Com as informações aprendidas na pesquisa e no estudo de caso, os alunos devem criar um infográfico com as lacunas propostas pelo professor. O infográfico deve conter informações sobre os elementos químicos, sua distribuição na tabela periódica, suas propriedades e aplicações.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas nele e tirando dúvidas dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Promova uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas pelos alunos, destacando as principais propriedades e aplicações dos elementos químicos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica;
  • Estimular a criatividade e a pesquisa dos alunos;
  • Promover a participação e a interação dos alunos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das informações sobre a tabela periódica;
  • Qualidade e clareza do infográfico criado;
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Apresentar um estudo de caso;
  • Promover a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre os elementos químicos;
  • Criar o infográfico;
  • Apresentar o infográfico para a turma.