Aula sobre Tabela Periodica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


- Apresentação da tabela periódica e sua importância na compreensão da química.

- Explicação sobre a história da tabela, seus elementos e suas propriedades.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    \- Apresentação da tabela periódica e sua importância na compreensão da química.

    \- Explicação sobre a história da tabela, seus elementos e suas propriedades.


  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    \- Divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos.

    \- Explicação sobre a criação do jogo de tabuleiro.


  3. Etapa 3 - Criação do Jogo

    \- Pesquisa sobre a tabela periódica e seus elementos.

    \- Criação do jogo de tabuleiro com dados, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  4. Etapa 4 - Testes e Ajustes

    \- Testes do jogo e ajustes necessários para que o mesmo fique mais didático e divertido.

  5. Etapa 5 - Preparação da Apresentação

    \- Preparação da apresentação do jogo para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Jogos

    \- Apresentação dos jogos criados pelos grupos.

    \- Explicação das regras e do funcionamento do jogo.


  7. Etapa 7 - Avaliação e Feedback

    \- Avaliação da participação e do desempenho dos alunos.

    \- Feedback individual para cada aluno.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e respostas contidas nos cards do jogo.
  • Coerência e clareza na representação dos elementos químicos no tabuleiro.
  • Capacidade de identificar e explicar os conceitos abordados no jogo.
  • Habilidade para trabalhar em equipe e respeitar as regras do jogo.

Ações do professor

  • Contextualização: Inicie a aula apresentando a tabela periódica e sua importância na compreensão da química. Faça uma breve explicação sobre a história da tabela, seus elementos e suas propriedades.
  • Divisão dos Grupos: Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre a tabela periódica.
  • Orientação e Feedback: Durante a criação do jogo, circule pela sala e oriente os grupos, tirando dúvidas e dando feedbacks construtivos.
  • Apresentação dos Jogos: Ao final da aula, cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma e explicar as regras e o funcionamento do mesmo.
  • Avaliação: Ao final da apresentação dos jogos, avalie a participação e o desempenho dos alunos e dê feedbacks individuais.

Ações do aluno

  • Pesquisa: Os alunos devem pesquisar sobre a tabela periódica e seus elementos para criar perguntas e respostas para o jogo.
  • Criação do Jogo: Os alunos devem trabalhar em equipe para criar um jogo de tabuleiro que aborde os conceitos da tabela periódica.
  • Testes e Ajustes: Os alunos devem testar o jogo e fazer ajustes necessários para que o mesmo fique mais didático e divertido.
  • Apresentação: Ao final da aula, os alunos devem apresentar o jogo para a turma e explicar as regras e o funcionamento do mesmo.
  • Participação: Os alunos devem participar ativamente da criação do jogo e respeitar as regras e os colegas durante a apresentação.