Aula sobre Tabela Periodica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Tabela Periódica é uma das ferramentas mais importantes para a Química. Ela ajuda a organizar os elementos químicos e suas propriedades de forma sistemática. Nesta aula, vamos aprender sobre a história da Tabela Periódica, como ela é organizada e suas aplicações.

Exemplos Práticos: Leve para a sala de aula algumas amostras de elementos químicos, como o ferro, o alumínio e o ouro, e pedir para os alunos observarem as características de cada um deles. Mostre tambémcomo a Tabela Periódica é utilizada em experimentos científicos.

A metodologia utilizada será a Rotação por estação, na qual os estudantes serão divididos em grupos, e rotacionarão por todas as estações, até completar o circuito. As estações precisam ter atividades distintas e o tempo indicado para cada grupo são de 15 minutos. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que é a Tabela Periódica e sua importância para a Química. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a metodologia da aula.

  2. Etapa 2 - História

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar sobre a história da Tabela Periódica e como ela foi evoluindo ao longo dos anos. disponibilize livros, enciclopédias e revistas para que os alunos possam fazer a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Elementos Químicos

    Nesta estação, os alunos devem observar a Tabela Periódica e identificar os elementos químicos que fazem parte dela. disponibilize cartazes com a Tabela Periódica para que os alunos possam fazer as observações.

  4. Etapa 4 - Propriedades

    Nesta estação, os alunos devem identificar as propriedades dos elementos químicos presentes na Tabela Periódica. disponibilize uma lista com as propriedades dos elementos químicos para que os alunos possam fazer as identificações.

  5. Etapa 5 - Criação do Template

    Nesta estação, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Depois que todos os grupos terminarem as estações, promova uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam e esclarecer suas dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância da Tabela Periódica para a Química e como ela pode ser utilizada em pesquisas e experimentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de análise e interpretação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da aula e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar as pesquisas propostas nas estações.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar o que aprenderam.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada.