Aula sobre Tabulando Dados De Um Jogo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Os alunos vão aprender a tabular dados de um jogo utilizando a metodologia Estudo de Caso. Eles devem criar um infográfico contendo as informações apuradas durante a aula para apresentação em sala de aula. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o objetivo e o processo de tabulação de dados de um jogo.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente o Jogo da Velha para demonstrar o processo de tabulação dos dados e peça que cada aluno jogue uma partida. Cada aluno irá registrar o resultado em uma tabela.

  3. Etapa 3 - Tabulação de Dados

    Os alunos vão organizar os dados coletados em uma tabela única. Você deve auxiliar os alunos na organização dos dados.

  4. Etapa 4 - Análise dos Dados

    Peça para os estudantes analisarem os dados coletados e organizarem as informações em gráficos e tabelas para melhor visualização dos resultados.

  5. Etapa 5 - Criação do Infográfico

    Eles devem criar um infográfico utilizando o modelo fornecido por você, preenchendo as informações e gráficos com os dados apurados na aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Infográfico

    Cada grupo vai apresentar seu infográfico para a turma, explicando os resultados e as informações contidas no material.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da tabulação de dados e análise de informações em jogos e outras situações cotidianas e como essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Desenvolver habilidades de exposição oral e apresentação de infográficos.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa e tabulação de dados.
  • Qualidade do Infográfico criado.
  • Qualidade da apresentação oral.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo e o processo de tabulação de dados.
  • Auxiliar os alunos na organização dos dados.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico e na apresentação.

Ações do aluno

  • Coletar os dados do jogo e tabulá-los em uma tabela única.
  • Analisar os dados e organizar as informações em gráficos e tabelas.
  • Criar o infográfico e apresentar os resultados para a turma.