Aula sobre Tabulando Dados De Um Jogo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Explique para os alunos que eles vão aprender como tabular dados de um jogo e criar um mapa de registro, utilizando a metodologia da gamificação. A gamificação é uma técnica utilizada para engajar e motivar os alunos, transformando a aula em um jogo, no qual eles são desafiados a cumprir missões, resolver problemas e atingir objetivos. Dessa forma, o aprendizado se torna mais dinâmico, lúdico e significativo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Tabulando dados de um jogo" e explique a importância de tabular dados para entender o desempenho do jogo e melhorar a sua jogabilidade.

  2. Etapa 2 - Introdução à gamificação

    Explique o que é a gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar a aula mais divertida e engajadora. Você pode utilizar exemplos práticos de jogos que utilizam a gamificação para explicar o conceito aos alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação do desafio

    Descreva o desafio aos alunos: criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos vão se dividir em grupos e trabalhar juntos para criar o mapa de registro do jogo. Cada grupo vai apresentar suas ideias e discutir as melhores opções para o jogo. Você pode dar orientações e sugestões para ajudar os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo irá expor seu mapa de registro para a turma. Eles devem justificar suas escolhas e explicar por que o jogo criado é engajador e será um sucesso.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os mapas de registro de acordo com critérios já definidos anteriormente.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Promova uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido na aula e como a gamificação pode ser utilizada em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de tabular dados;
  • Desenvolvimento da habilidade de expor resultados de pesquisa ou estudo;
  • Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico;
  • Estímulo ao trabalho em grupo;
  • Introdução à metodologia da gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do mapa de registro;
  • Originalidade das ideias apresentadas;
  • Clareza e coerência das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o desafio;
  • Fornecer orientações e sugestões;
  • Avaliar os mapas de registro;
  • Promover a discussão sobre a aula;
  • Estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Criar o mapa de registro do jogo;
  • Apresentar o mapa de registro para a turma;
  • Justificar suas escolhas;
  • Participar da discussão sobre a aula.