Aula sobre Tabulando Dados De Um Jogo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a atividade explicando a importância de tabular dados e como isso pode ajudar a compreender melhor os resultados de uma pesquisa ou estudo. Em seguida, mostre exemplos práticos de como tabular dados de um jogo pode ser útil para entender melhor as estratégias dos jogadores e melhorar as estratégias próprias.


  1. Etapa 1 - Organização da rotação por estações

    Organize a sala de aula em estações de trabalho, sendo que cada estação deve ter um foco específico na atividade. A primeira estação deve ser sobre a criação de tabelas, a segunda sobre a interpretação de dados, a terceira sobre a produção de gráficos e a quarta estação deve ser um momento para os alunos produzirem o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Apresentação da atividade e das intencionalidades pedagógicas

    Apresente a atividade e as intencionalidades pedagógicas da aula.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento da atividade

    Explique como será a rotação por estações e oriente os alunos em cada estação, auxiliando aqueles que têm dificuldade em alguma das etapas. Você também deve motivar os alunos a pensar criticamente sobre os dados tabulados e a fazer conexões entre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Para avaliar o aprendizado dos alunos, utilize o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser preenchido por cada aluno ao final da atividade.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Após a atividade, dê feedback aos alunos sobre o que eles fizeram bem e o que pode ser melhorado. Isso ajuda os alunos a compreender seu desempenho e a desenvolver suas habilidades de forma mais eficaz.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça aos alunos que reflitam sobre a atividade e sobre o que aprenderam. Os alunos podem compartilhar suas opiniões em voz alta ou por escrito. Você pode enfatizar a importância de tabular dados e como essa habilidade pode ser útil em outras áreas da vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ampliar o vocabulário em inglês dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler e expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, como tabelas e gráficos;
  • Adequar as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar tabelas.
  • Habilidade de interpretar dados.
  • Capacidade de produzir gráficos.
  • Bom trabalho em equipe.
  • Criação de conexões entre as informações apresentadas.

Ações do professor

  • Explicar e contextualizar o tema.
  • Organizar a rotação por estações.
  • Auxiliar os alunos em cada estação.
  • Motivar os alunos a pensar criticamente sobre os dados apresentados.
  • Dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar tabelas.
  • Interpretar dados.
  • Produzir gráficos.
  • Trabalhar em equipe.
  • Fazer conexões entre as informações apresentadas.