Aula sobre Tabulando Dados De Um Jogo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos já devem ter jogado diferentes tipos de jogos, seja em grupo ou individual. Eles já entendem que, ao final do jogo, é importante registrar os resultados. Na atividade, eles vão aprender a tabular os resultados de um jogo usando recursos analógicos, como papel e caneta.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie um vídeo curto explicando o que é tabulação de dados e como ela pode ser útil para registrar os resultados de um jogo.

  2. Etapa 2 - Ideia central

    Apresente a ideia central, que será aprender a tabular dados de um jogo. Explique que os estudantes vão desenvolver a habilidade em expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.

  3. Etapa 3 - Níveis de profundidade

    Com a ideia central definida, os alunos devem criar um mapa conceitual com dois níveis de profundidade. Abaixo segue um exemplo:

    Nível 1: Como tabular dados em um jogo usando recursos analógicos

    Nível 2: O que é tabulação de dados? Por que é importante tabular dados em um jogo? Quais são os recursos analógicos que podem ser usados para tabulação de dados? Como criar uma tabela para tabular dados? Como preencher a tabela com os dados do jogo?


  4. Etapa 4 - Conceito da tabulação de dados

    Distribuir folhas de papel e canetas para os alunos. Em seguida, explique os principais conceitos da tabulação de dados, como criar uma tabela e preenchê-la. Você também pode utilizar exemplos práticos para ajudar os alunos a entender melhor o processo de tabulação de dados.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar o mapa conceitual conforme o exemplo dado e registrar as informações mais importantes sobre a tabulação de dados. Em seguida, eles devem criar uma tabela para tabular os resultados de um jogo de sua escolha e preencher a tabela com os resultados do jogo.

  6. Etapa 6 - Pós-aula

    Peça que os alunos compartilhem as tabelas criadas em sala de aula para discutir como a tabulação de dados pode ser útil em diferentes situações, como em campeonatos e competições.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de tabulação de dados;
  • Desenvolver a habilidade de organização e registro de informações;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Mapa conceitual claro e organizado, com a ideia central e dois níveis de profundidade;
  • Tabela criada e preenchida corretamente;
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Distribuir material (folha de papel e caneta);
  • Explicar os conceitos e processos de tabulação de dados;
  • Utilizar exemplos práticos para ajudar os alunos a entender melhor o tema.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual com a ideia central e dois níveis de profundidade;
  • Registrar as informações sobre tabulação de dados;
  • Criar uma tabela para tabular os resultados de um jogo de sua escolha;
  • Preencher corretamente a tabela com os resultados do jogo.