Aula sobre Tarsila Do Amaral
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a artista brasileira Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras do modernismo brasileiro. Eles serão apresentados à sua vida, obra e legado, e serão incentivados a explorar sua própria criatividade e expressão artística. A metodologia utilizada será a _Design Sprint_, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. A aula será aplicada de forma interativa e dinâmica, para que os alunos possam aprender de maneira envolvente e divertida.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a aula e contextualize o tema, explicando quem foi Tarsila do Amaral e sua importância para a arte brasileira.Etapa 2 - Entender
Oriente os alunos em uma pesquisa sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando fontes confiáveis como livros e sites de arte. Eles irão compartilhar suas descobertas em grupos e discutir o que aprenderam.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar esboços de suas próprias obras de arte, inspirados na obra de Tarsila do Amaral. Eles irão compartilhar seus esboços em grupos e receber feedback dos colegas. Oriente os alunos durante o processo.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão escolher um esboço para desenvolver em uma obra de arte completa. Eles irão discutir em grupo as melhores ideias e decidir qual esboço será utilizado.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar suas obras de arte, utilizando diferentes materiais como lápis, tintas e argila. Forneça materiais e orientações durante o processo.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar suas obras de arte e discutir o processo criativo e as escolhas feitas durante a criação. Dê feedbacks e sugestões durante as apresentações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando sua criatividade e expressão artística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial a arte modernista.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e receber feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade e criatividade da obra de arte criada.
- Capacidade de receber e utilizar feedback construtivo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a aula.
- Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades em grupo.
- Dar feedback construtivo sobre as obras de arte criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e compartilhar informações sobre Tarsila do Amaral em grupos.
- Criar esboços e obras de arte inspiradas na obra de Tarsila do Amaral.
- Trabalhar em grupo e receber feedback construtivo dos colegas e do professor.