Aula sobre Tarsila Do Amaral

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre Tarsila do Amaral tem como objetivo apresentar aos alunos a vida e obra dessa importante artista brasileira, destacando sua contribuição para a arte moderna no Brasil. A metodologia ativa _Design Thinking_ será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro, além de favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Durante a aula, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor a vida e obra de Tarsila do Amaral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a vida e obra de Tarsila do Amaral, destacando sua importância para a arte moderna no Brasil. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos e imagens, para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de Tarsila do Amaral e entender melhor sua vida e obra.

  3. Etapa 3 - Análise da obra "Abaporu"

    Os alunos irão analisar a obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral, utilizando o mapa de empatia criado na etapa anterior. Estimule uma discussão sobre aspectos como cores, formas e significados presentes na obra.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra inspirada em Tarsila do Amaral

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada em Tarsila do Amaral, utilizando as técnicas e elementos presentes em suas obras. Disponibilize materiais como lápis de cor, tinta guache e papel.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando as técnicas e elementos utilizados e como se inspiraram em Tarsila do Amaral.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Faça uma discussão em grupo sobre a importância da obra de Tarsila do Amaral para a arte brasileira e como ela influenciou outros artistas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro e incentivando os alunos a continuarem explorando as diferentes linguagens artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
  • Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização adequada dos materiais e técnicas de arte.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Compreensão dos aspectos analisados na obra de Tarsila do Amaral.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Tarsila do Amaral.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na criação da obra de arte.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Analisar a obra "Abaporu".
  • Criar uma obra de arte inspirada em Tarsila do Amaral.
  • Apresentar a obra criada para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.