Aula sobre Tarsila Do Amaral
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A arte brasileira é rica em cores, formas e histórias. Tarsila do Amaral foi uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro, conhecida por suas obras que retratam a cultura e a natureza do país. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando a metodologia ativa _Gamificação_ para criar um jogo de perguntas e respostas sobre a artista e suas obras. A atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro, além de incentivar a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando a artista Tarsila do Amaral e sua importância para a arte brasileira. Em seguida, explique a metodologia _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de quatro pessoas e dê as instruções para a criação do jogo.Etapa 3 - Pesquisa sobre Tarsila do Amaral
Os grupos realizam uma pesquisa sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando livros, internet e outros materiais disponíveis na sala de aula. Eles devem selecionar informações relevantes para criar as perguntas e afirmações do jogo.Etapa 4 - Criação das cartas
Cada grupo cria oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações sobre Tarsila do Amaral e suas obras. As perguntas devem ser elaboradas de forma a desafiar os outros grupos e as afirmações devem ser verdadeiras. Oriente os alunos durante o processo.Etapa 5 - Teste do jogo
Os grupos trocam seus jogos e testam uns aos outros. Acompanhe e auxilie na correção de possíveis erros.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos se reúnem para discutir as dificuldades encontradas na criação do jogo e as informações aprendidas sobre Tarsila do Amaral.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula ressaltando a importância da valorização da cultura brasileira e da arte como forma de expressão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
- Incentivar a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
- Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na pesquisa e criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos grupos.
- Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a artista Tarsila do Amaral e sua importância para a arte brasileira.
- Explicar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Acompanhar e auxiliar na correção de possíveis erros durante o teste do jogo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral.
- Criar as cartas de perguntas e afirmações do jogo.
- Testar e corrigir os jogos dos outros grupos.