Aula sobre Tarsila Do Amaral

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A arte brasileira é rica em cores, formas e histórias. Tarsila do Amaral foi uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro, conhecida por suas obras que retratam a cultura e a natureza do país. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando a metodologia ativa _Gamificação_ para criar um jogo de perguntas e respostas sobre a artista e suas obras. A atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro, além de incentivar a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a artista Tarsila do Amaral e sua importância para a arte brasileira. Em seguida, explique a metodologia _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de quatro pessoas e dê as instruções para a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre Tarsila do Amaral

    Os grupos realizam uma pesquisa sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando livros, internet e outros materiais disponíveis na sala de aula. Eles devem selecionar informações relevantes para criar as perguntas e afirmações do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas

    Cada grupo cria oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações sobre Tarsila do Amaral e suas obras. As perguntas devem ser elaboradas de forma a desafiar os outros grupos e as afirmações devem ser verdadeiras. Oriente os alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos trocam seus jogos e testam uns aos outros. Acompanhe e auxilie na correção de possíveis erros.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem para discutir as dificuldades encontradas na criação do jogo e as informações aprendidas sobre Tarsila do Amaral.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula ressaltando a importância da valorização da cultura brasileira e da arte como forma de expressão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
  • Incentivar a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos grupos.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a artista Tarsila do Amaral e sua importância para a arte brasileira.
  • Explicar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Acompanhar e auxiliar na correção de possíveis erros durante o teste do jogo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral.
  • Criar as cartas de perguntas e afirmações do jogo.
  • Testar e corrigir os jogos dos outros grupos.