Aula sobre Tarsila Do Amaral

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos conhecerão a vida e obra de Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas brasileiras do século XX. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de Debate Crítico_ (MDC), na qual os alunos vão criar um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, é importante falar sobre a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro e como a arte de Tarsila do Amaral representa essa valorização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a aula e contextualize o tema, mostrando algumas obras de Tarsila do Amaral e discutindo sua importância para a cultura brasileira.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os nesse processo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando o template de avaliação criado anteriormente.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Com sua mediação, os grupos devem apresentar suas discussões em forma de debate crítico. Os alunos devem utilizar o template de avaliação para avaliar as apresentações dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Avalie as apresentações e faça uma conclusão sobre a aula, destacando os pontos mais importantes discutidos pelos alunos. Destaque a importância da artista na cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à vida e obra de Tarsila do Amaral.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral.

Ações do professor

  • Apresentar a aula e contextualizar o tema.
  • Mediar os debates e discussões em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
  • Utilizar o template de avaliação para avaliar as apresentações dos outros grupos.