Aula sobre Tarsila Do Amaral
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, os alunos conhecerão a vida e obra de Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas brasileiras do século XX. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de Debate Crítico_ (MDC), na qual os alunos vão criar um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, é importante falar sobre a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro e como a arte de Tarsila do Amaral representa essa valorização.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a aula e contextualize o tema, mostrando algumas obras de Tarsila do Amaral e discutindo sua importância para a cultura brasileira.Etapa 2 - Criação do template de avaliação
Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os nesse processo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que discutam sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral, utilizando o template de avaliação criado anteriormente.Etapa 4 - Debate crítico
Com sua mediação, os grupos devem apresentar suas discussões em forma de debate crítico. Os alunos devem utilizar o template de avaliação para avaliar as apresentações dos outros grupos.Etapa 5 - Conclusão
Avalie as apresentações e faça uma conclusão sobre a aula, destacando os pontos mais importantes discutidos pelos alunos. Destaque a importância da artista na cultura brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à vida e obra de Tarsila do Amaral.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
- Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral.
Ações do professor
- Apresentar a aula e contextualizar o tema.
- Mediar os debates e discussões em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
- Utilizar o template de avaliação para avaliar as apresentações dos outros grupos.