Aula sobre Tarsila Do Amaral

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos conhecerão a vida e obra de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas brasileiras do século XX. Tarsila foi uma das pioneiras do modernismo no Brasil e sua obra é marcada por cores vibrantes e formas geométricas. Será utilizada a metodologia ativa _Rotação por estações_ para que os alunos possam explorar diferentes aspectos da vida e obra de Tarsila e desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a biografia de Tarsila do Amaral e sua importância para a arte brasileira. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentar sobre o que já sabem sobre a artista.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de obras de Tarsila

    Os alunos irão analisar algumas obras de Tarsila do Amaral e identificar as características do estilo da artista. Eles deverão responder a perguntas como: Quais são as cores predominantes? Quais são as formas geométricas presentes nas obras? Qual é a mensagem transmitida pela obra? Oriente-os durante o processo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de uma obra inspirada em Tarsila

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada em Tarsila do Amaral. Eles deverão utilizar as características do estilo da artista, como cores vibrantes e formas geométricas, para criar sua própria obra. Oriente-os durante o processo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa sobre a vida de Tarsila

    Os alunos irão pesquisar sobre a vida de Tarsila do Amaral e criar um texto ou apresentação sobre a artista. Eles deverão incluir informações sobre sua infância, formação artística e principais obras. Oriente-os durante o processo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma para uma discussão final sobre o que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar suas obras e apresentações sobre Tarsila do Amaral. Destaque a importância da artista na cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a pesquisa e a produção de textos e apresentações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da obra de arte criada pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação sobre a vida de Tarsila do Amaral.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia de Tarsila do Amaral.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Analisar obras de Tarsila do Amaral.
  • Criar uma obra de arte inspirada em Tarsila do Amaral.
  • Pesquisar sobre a vida de Tarsila do Amaral e criar uma apresentação sobre a artista.