Aula sobre Tarsila Do Amaral

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula será sobre Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro. Tarsila é conhecida por suas obras que retratam a cultura e a natureza brasileira, como "Abaporu" e "Operários". A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a artista e suas obras.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente a artista Tarsila do Amaral e suas principais obras, destacando sua importância para a arte brasileira. Pergunte aos alunos que características eles percebem nelas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral em casa, utilizando recursos digitais. Indique sites e vídeos que falem sobre a artista e suas obras.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, oriente os alunos na criação de um mapa conceitual sobre Tarsila do Amaral e suas obras, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apresente um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do seu próprio mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo apresente seu mapa conceitual para os demais.

  5. Etapa 5 - Criação

    Com base nos mapas conceituais, os alunos devem criar uma obra de arte inspirada em Tarsila do Amaral, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Disponibilize tintas, pincéis, papel e outros materiais para que os alunos criem suas obras.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras

    Os alunos devem apresentar suas obras para a turma e discutir como se inspiraram em Tarsila do Amaral para criá-las. Também seria interessante organizar uma exposição das obras criadas pelos alunos e pedir que cada um explique como se inspirou em Tarsila para criar sua obra.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula destacando a importância de Tarsila do Amaral para a arte brasileira e como sua obra retrata a cultura e a natureza do país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, utilizando a obra de Tarsila do Amaral como exemplo.
  • Estimular a criatividade dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias obras de arte.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, discutindo ideias e apresentando seus trabalhos para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da obra de arte criada pelos alunos.
  • Participação dos alunos na apresentação de seus trabalhos para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar a artista Tarsila do Amaral e suas principais obras.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Disponibilizar materiais para que os alunos criem suas obras de arte.
  • Organizar a exposição das obras criadas pelos alunos.
  • Encerrar a aula destacando a importância de Tarsila do Amaral para a arte brasileira.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre Tarsila do Amaral e suas obras.
  • Criar uma obra de arte inspirada em Tarsila do Amaral.
  • Apresentar seus trabalhos para a turma.
  • Participar das discussões em grupo sobre as ideias apresentadas.