Aula sobre Tastes Sabores

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Pergunte aos alunos sobre seus alimentos e sabores favoritos em Inglês. Construa coletivamente uma lista de alimentos e bebidas em Inglês e pergunte aos alunos se eles os conhecem e gostam deles.

  1. Etapa 1 - Apresentação da Metodologia

    Apresente aos alunos a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela funciona. Explique que eles trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre os sabores.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa Conceitual

    Divida os alunos em duplas e peça que criem um mapa conceitual com a ideia central tastes (sabores) e oito sub-ideias (relacionadas aos sabores, ou seja, com exemplos de alimentos e bebidas). Os alunos também podem apresentar imagens ou desenhos para apoiar sua apresentação.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Peça às duplas que apresentem seus mapas conceituais para a turma. Eles devem explicar cada sub-ideia e os exemplos de alimentos e bebidas que encaixaram em cada categoria.

  4. Etapa 4 - Produção de Texto

    Peça aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre seus sabores favoritos em inglês. Eles devem incluir as informações apresentadas nos mapas conceituais e usar as opiniões discutidas em sala.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Para encerrar a aula, faça um feedback geral sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês;
  • Estimular a criatividade e pensamento crítico dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em duplas e na turma;
  • Qualidade e profundidade das sub-ideias apresentadas nos mapas conceituais;
  • Qualidade do texto produzido;
  • Expressão clara e correta das ideias em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia e orientar os alunos;
  • Estimular a criatividade e pensamento crítico dos alunos;
  • Incentivar a participação ativa e colaboração dos alunos;
  • Dar feedbacks claros e apoiar o desenvolvimento dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em duplas e na turma;
  • Criar um mapa conceitual claro e completo;
  • Justificar suas escolhas e opiniões de maneira clara e coerente;
  • Escrever um texto claro e coeso sobre seus sabores favoritos em Inglês;
  • Dar e receber feedback construtivo dos colegas e professor.