Aula sobre Tastes Sabores

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula sobre Tastes (Sabores) visa desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso da língua inglesa para discutir sobre preferências alimentares. A metodologia escolhida é a Cultura Maker, por meio da construção colaborativa de um fanzine com exemplos e informações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor(a), inicie a aula com cartazes ou fotos de alimentos para apresentar o tema. Peça aos alunos que discutam em duplas sobre seus alimentos favoritos e compartilhem com a turma.

  2. Etapa 2 - Aprofundamento

    Discuta com a turma a importância da alimentação saudável e como diferentes culturas têm diferentes preferências alimentares. Apresente exemplos de alimentos famosos em diferentes países, como sushi no Japão e tacos no México.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em Grupos

    Divida a turma em grupos de até 4 alunos e distribuai um papel A4 dividido em 8 partes para cada grupo. Cada grupo deve escolher um subtema (por exemplo: alimentos saudáveis, junk food, alimentos asiáticos, sobremesas, etc.) e fazer pesquisas em livros e revistas para coletar informações e imagens sobre o subtema escolhido.

  4. Etapa 4 - Elaboração do Fanzine

    Com as informações coletadas, os grupos devem organizar as informações e imagens para criar seu fanzine. Eles trabalham em conjunto para decidir o que colocar em cada parte do papel A4.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Resultados

    Cada grupo apresenta seu fanzine para a turma em Inglês, compartilhando as informações e imagens que coletaram e organizaram sobre o tópico escolhido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a língua inglesa para discutir preferências alimentares.
  • Incentivar a pesquisa e a organização de informações sobre um tema específico.
  • Fomentar a colaboração e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Habilidade dos alunos em usar a língua inglesa para discutir preferências alimentares.
  • Qualidade das informações coletadas e organizadas no fanzine.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir os recursos necessários.
  • Orientar os grupos na organização das informações e imagens no fanzine.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos durante a apresentação do fanzine.

Ações do aluno

  • Discutir com colegas sobre suas preferências alimentares.
  • Fazer pesquisas sobre o subtema escolhido.
  • Colaborar com o grupo e dividir o trabalho de forma equitativa.
  • Apresentar o fanzine em Inglês para a turma.