Aula sobre Tastes Sabores

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, a temática Tastes (Sabores) em Inglês será trabalhada por meio da metodologia Design Sprint, em que os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será dinâmica e prática, com exemplos do cotidiano dos estudantes para facilitar a compreensão do conteúdo.


  1. Etapa 1 - Entender (5 min)

    Apresentação do tema "Tastes" e discussão em grupo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar (10 min)

    Os alunos, em duplas, deverão escrever em um papel, no centro, a palavra "tastes". Em volta,devem escrever palavras relacionadas a sabores. Cada grupo de alunos deve escolher e registrar pelo menos cinco palavras ou expressões relacionadas a sabores.

  3. Etapa 3 - Prototipar (20 min)

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um modelo de design sprint que envolva as palavras ou expressões registradas na etapa anterior..

  4. Etapa 4 - Testar (15 min)

    Os alunos irão apresentar seus modelos para a turma e justificar suas ideias usando o Inglês. Professor(a), dê feedback sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Revisar (5 min)

    Finalize a aula com uma atividade de revisão do conteúdo, onde os alunos deverão usar o vocabulário e expressões aprendidos ao longo da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de se comunicar em Inglês usando expressões relacionadas a sabores;
  • Trabalhar a compreensão oral e escrita por meio de atividades de leitura e escuta;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um modelo de design sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Uso correto de vocabulário relacionado a sabores;
  • Qualidade do modelo de design sprint e das ideias propostas pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto explicando a importância dos sabores na cultura e gastronomia;
  • Propor atividades de leitura e escuta para introduzir vocabulário e expressões relacionadas a sabores;
  • Orientar a atividade de criação do modelo de design sprint;
  • Dar feedback aos alunos durante toda a atividade;
  • Encerrar a atividade com uma revisão para fixar o conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e colocando suas ideias;
  • Praticar a leitura e escuta em Inglês;
  • Colaborar na criação do modelo de design sprint, propondo ideias e interagindo com os colegas;
  • Apresentar e justificar suas ideias para a turma em Inglês;
  • Participar da atividade de revisão no final da atividade.