Aula sobre Tastes Sabores

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Para contextualizar o tema "Tastes (Sabores)", você pode mostrar imagens de comidas e bebidas diversas e perguntar aos alunos qual é o nome delas em Inglês e quais sabores eles acham que elas têm. Em seguida, introduza o vocabulário relacionado aos cinco sentidos: sight (visão), hearing (audição), smell (olfato), taste (paladar), touch (tato) e peça para que os alunos descrevam quais sentidos estão envolvidos na experiência de provar algo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Tastes (Sabores)", o objetivo da aula e a metodologia Design Thinking.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve criar um mapa de empatia para um personagem fictício, com perguntas relacionadas aos 5 sentidos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", entre outras.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os grupos devem compartilhar seus mapas de empatia e, em conjunto, desenvolver um produto/serviço relacionado ao tema "Tastes (Sabores)" para este personagem.

    O produto deve ser apresentado em um cartaz, com vocabulário e imagens ligadas a "Tastes (Sabores)" e descrevendo as características e as sensações que o produto/serviço vai proporcionar para o personagem.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar o cartaz e o produto/serviço para a turma usando a língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação em língua inglesa.
  • Incentivo ao trabalho colaborativo dos alunos.
  • Estímulo à criatividade e apresentação dos resultados.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do vocabulário relacionado ao tema;
  • Coerência entre o produto/serviço e o mapa de empatia do personagem;
  • Clareza e eficiência na apresentação do cartaz e do produto/serviço;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar e contextualizar o tema "Tastes (Sabores)";
  • Explicar a metodologia Design Thinking e acompanhar o seu desenvolvimento pelos alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo;
  • Fornecer feedbacks individuais e coletivos sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da criação do mapa de empatia;
  • Trabalhar em grupo para desenvolver produto/serviço;
  • Utilizar o vocabulário de "Tastes (Sabores)" para descrever o produto/serviço;
  • Apresentar o produto/serviço para a turma utilizando a língua inglesa;
  • Refletir sobre a experiência e os aprendizados.