Aula sobre Tastes Sabores

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Comece a aula apresentando alguns alimentos e bebidas que possuem sabores variados, como salgado, doce, azedo, amargo, picante, entre outros. Em seguida, faça perguntas aos alunos sobre seus gostos e preferências, como por exemplo:

- What's your favorite flavor? (Qual é o seu sabor favorito?)

- Do you like spicy food? (Você gosta de comidas apimentadas?)

- Why do you like sweet food? (Por que você gosta de comidas doces?)


  1. Etapa 1 - Check-in

    Distribua um modelo ou folha em branco para cada aluno e peça para que eles registrem seus nomes, a data da aula e respondam à pergunta:

    \- What is your favorite food/drink? Why? (Qual é sua comida ou bebida favorita? Por quê?)


  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 2 ou 3 alunos e distribua para cada grupo uma lista de alimentos e bebidas em Inglês com seus respectivos sabores. Peça para que os alunos identifiquem o sabor de cada item da resposta anterior e discutam em grupo suas preferências e justificativas.

  3. Etapa 3 - Ampliação de vocabulário

    Em um quadro ou folha de papel, escreva algumas palavras relacionadas a sabores, como sweet (doce), sour (azedo), salty (salgado), bitter (amargo), spicy (picante).

    Explique o significado de cada palavra e peça para que os alunos repitam.


  4. Etapa 4 - Divulgação dos resultados

    Peça para que cada dupla/trio escolha um alimento ou bebida e descreva seu sabor em inglês para toda a turma, que deverá adivinhar de que item se trata.

  5. Etapa 5 - Check-out

    No modelo, os alunos deverão responder à pergunta:

    \- What did you learn today? (O que você aprendeu hoje?)


  6. Etapa 6 - Feedback

    Com os modelos em mãos, faça uma rápida revisão do que foi aprendido e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação em inglês
  • Ampliar o vocabulário relacionado a sabores
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Uso correto do vocabulário
  • Participação em grupo
  • Coerência e clareza nas justificativas

Ações do professor

  • Apresentação do tema e contextualização
  • Explicação do vocabulário
  • Mediação do trabalho em grupo
  • Feedback avaliativo

Ações do aluno

  • Registro pessoal no modelo
  • Participação ativa nas atividades em grupo
  • Descrição de preferências e justificativas
  • Descrição de sabores para o colega
  • Reflexão sobre o aprendizado no check-out.