Aula sobre Tastes Sabores

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor(a), inicie a aula com uma música em Inglês que faça referência a alimentos e sabores para estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema. Em seguida, mostre imagens de diferentes alimentos e bebidas e faça perguntas sobre gostos e preferências dos alunos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor(a), inicie a aula com uma música em Inglês que faça referência a alimentos e sabores para estimular a curiosidade dos alunos sobre o tema. Em seguida, mostre imagens de diferentes alimentos e bebidas e faça perguntas sobre gostos e preferências dos alunos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Mapa Conceitual

    Explique aos alunos o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e informações de forma visual e hierárquica. Você pode também mostrar alguns exemplos de mapas conceituais sobre temas relacionados a alimentos e sabores.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos, em grupos de 3 a 5 pessoas, devem criar um mapa conceitual sobre o tema "Tastes (Sabores)". A ideia central deve ser "Tastes" e as sub-ideias podem ser, por exemplo: sweet, salty, sour, bitter, drink, fruit, vegetable. Os alunos podem usar imagens, palavras e frases em Inglês para ilustrar as conexões entre as ideias.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para os demais colegas e explicar as escolhas realizadas no mapeamento das ideias. Incentive a discussão entre os alunos e a troca de ideias e opiniões sobre os diferentes sabores e alimentos.

  5. Etapa 5 - Atividade Escrita

    Os alunos devem escrever um pequeno texto em Inglês sobre seus sabores favoritos e como eles podem ser combinados para criar uma refeição equilibrada e saudável. Se preferir, ofereça um modelo de texto para orientar os alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação e Encerramento

    Estimule os estudantes a lerem em voz alta seus textos para a turma. Dê feedback individualizado sobre o desempenho dos alunos e estimule a continuidade das trocas sobre gostos e preferências em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar a língua inglesa para falar sobre gostos e preferências.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da língua inglesa para falar sobre gostos e preferências.
  • Organização e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na produção do texto escrito.

Ações do professor

  • Selecionar uma música e imagens relacionadas ao tema para contextualização.
  • Explicar o que é um mapa conceitual e dar exemplos.
  • Fornecer um modelo de texto para a atividade escrita, orientando os alunos na estrutura e conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo e troca de ideias.
  • Criar o mapa conceitual e o texto escrito.
  • Apresentar o mapa conceitual e explicar as escolhas realizadas.