Aula sobre Tatuagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A tatuagem é uma forma de arte corporal que existe há milhares de anos e tem sido praticada em diferentes culturas ao redor do mundo. Ela pode ser vista como uma forma de expressão pessoal, um símbolo de identidade ou um meio de comunicação. Nesta atividade, os alunos irão explorar a história, a cultura e a arte da tatuagem, bem como suas implicações sociais e pessoais.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Professor, apresente aos alunos a questão-problema: "A tatuagem é bem vista em sociedade? Por quê? O que deveria ser feito para mudar esse cenário, se necessário?" e oriente que deverão discutir em grupo e registrar suas ideias e hipóteses em um diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Proponha que os grupos pesquisem sobre a história da tatuagem, suas diferentes formas e estilos, bem como sua relação com a arte e a cultura. Em seguida, diga para registrarem suas descobertas no diário de bordo e discutirem em grupo as diferentes perspectivas e abordagens.

  3. Etapa 3 - Solução

    Oriente que os grupos organizem uma apresentação, em cartaz ou slide, a respeito do que foi pesquisado. A ideia é que respondam a questão orientadora e tragam reflexões para a turma a respeito do tema.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Organize uma roda de conversa, em que os alunos poderão debater sobre as percepções apresentadas. Aproveite para enfatizar as implicações sociais e pessoais da tatuagem e sua relação com a arte e a cultura.

  5. Etapa 5 - Reflexão final

    Peça para que os alunos reflitam sobre o processo de aprendizagem da aula e registrem suas reflexões no diário de bordo, destacando o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Ampliar a compreensão sobre a arte e a cultura da tatuagem;
  • Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Qualidade das informações registradas no diário de bordo;
  • Qualidade da apresentação em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar a questão-problema;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica;
  • Conduzir as discussões em grupo;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Registrar as informações e ideias no diário de bordo;
  • Criar uma apresentação em grupo;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.