Aula sobre Tatuagem

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A tatuagem é uma forma de arte corporal que tem sido praticada há milhares de anos em diferentes culturas ao redor do mundo. Ela pode ser vista como uma forma de expressão pessoal, uma maneira de homenagear alguém ou algo importante, ou uma forma de pertencer a um grupo, ou comunidade. Nesta atividade, os estudantes serão introduzidos ao mundo da tatuagem e aprenderão sobre sua história, significado e técnicas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A tatuagem é uma forma de arte corporal que tem sido praticada há milhares de anos em diferentes culturas ao redor do mundo. Ela pode ser vista como uma forma de expressão pessoal, uma maneira de homenagear alguém ou algo importante, ou uma forma de pertencer a um grupo, ou comunidade. Nesta atividade, os estudantes serão introduzidos ao mundo da tatuagem e aprenderão sobre sua história, significado e técnicas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles sabem sobre tatuagem e se eles têm alguma tatuagem. Em seguida, apresente um breve histórico da tatuagem e suas diferentes técnicas. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  3. Etapa 3 - Significado

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma imagem de uma tatuagem com um significado específico. Eles deverão pesquisar sobre o significado da tatuagem e apresentar ao restante da turma. Forneça algumas imagens ou os alunos podem escolher as suas próprias.

  4. Etapa 4 - Técnicas

    Apresente as diferentes técnicas de tatuagem, como a técnica da agulha, a técnica da máquina de tatuagem, a técnica da henna, entre outras. Os alunos poderão ver vídeos e fotos para entender melhor como cada técnica é realizada.

  5. Etapa 5 - Desenho

    Os alunos serão incentivados a criar seus próprios desenhos de tatuagem. Eles poderão utilizar papel e lápis ou lápis de cor para desenhar. Forneça algumas ideias de desenhos ou os alunos podem criar seus próprios.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas ideias com a turma. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da atividade e incentive os alunos a continuar pesquisando sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e apreciar diferentes formas de arte corporal.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de desenhos de tatuagem.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos na avaliação da atividade e no compartilhamento de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do desenho de tatuagem criado pelo aluno.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar um histórico da tatuagem e suas diferentes técnicas.
  • Dividir os alunos em grupos para pesquisar sobre o significado de diferentes tatuagens.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de desenhos de tatuagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Pesquisar sobre o significado de diferentes tatuagens.
  • Criar um desenho de tatuagem utilizando sua criatividade.